Zé Pedro, David Fonseca, Peaches e, mais recentemente, Lloyd Cole e Manel Cruz aceitaram, nos últimos meses, o papel de editores convidados do SAPO Música. Desta vez estivemos à conversa com Ana Moura, que ao longo de quatro álbuns e várias actuações tem cantado o fado dentro e fora de portas.
Neste Verão, além de diversos concertos em Portugal, passou também pela Alemanha, Holanda ou EUA na apresentação do seu disco mais recente, "Leva-me aos Fados" (2009). Mas muito antes de subir a estes palcos ou de colaborar com artistas internacionais como os Rolling Stones, há três anos, ou Prince, há poucos meses, Ana Moura começou por descobrir a música em Coruche. Foi em casa, com uma família de cantores e músicos, que começou a cantar e a desenvolver "um carinho muito especial pelo fado".
"Toda a minha família materna canta", conta ao relembrar "reuniões familiares com muita música" onde o seu pai tocava guitarra e era o animador habitual. A fadista recorda esses dias e o que se seguiu no vídeo abaixo, o primeiro de vários que destacaremos ao longo desta quarta-feira:
Entrevista e edição @Gonçalo Sá / Câmara @Nuno Lobo e Luís Piçarra
O SAPO Música vai continuar a convidar figuras marcantes das mais diversas áreas do panorama musical português e internacional para que tragam o seu conhecimento e as suas opiniões ao site, enriquecendo-o com a sua experiência e visão do mundo da música.
Comentários