É verdade que já estiveram em palcos nacionais algumas vezes. Aliás, só neste ano esta será já a terceira actuação dos Crystal Castles por cá. Noutros casos, tanta regularidade traria um inevitável sinal de redundância. Mas o duo canadiano não é uma banda qualquer e, por isso, as duas visitas recentes - na Queima das Fitas, no Porto, e no Coliseu de Lisboa - apenas aguçaram o apetite para reincidências.

O seu segundo disco - de título homónimo, tal como o primeiro - segue com grande avanço na corrida aos melhores do ano e, ao contrário das actuações anteriores, deverá ter agora mais tempo de antena. Por isso, além de temas habituais como "Courtship Dating", "Crimewave" ou "Alice Practice", devidamente testados e celebrados em várias ocasiões por cá, talvez possamos saber como funcionam ao vivo canções geralmente menos explosivas.

Claro que Alice Glass nem precisa de canções muito explosivas para se mostrar frenética do início ao fim das actuações. Gritos, saltos ou crowdsurf fazem sempre parte da ementa da dupla, assim como luzes estroboscópicas que impõem uma componente cénica tão minimalista quanto vertiginosa. E assim os espectadores mais destemidos, com coragem para se aventurarem pelas primeiras filas, contam com doses generosas de adrenalina e suor em concertos levados ao limite. Recomendamos, por isso, que levem energia para dar e vender... e talvez um par de caneleiras.

Local: Teatro Sá da Bandeira, Porto
Data: 4 de Novembro
Início do concerto: 21 horas (com abertura de portas às 20h e primeira parte dos Crisis)
Preço dos bilhetes: 23 euros

@Gonçalo Sá

Videoclip de "Celestica":

Videoclip de "Baptism":

Videoclip de "Courtship Dating":