Esta é a primeira edição do galardão que visa distinguir “novos autores musicais que se tenham afirmado recentemente”, lê-se no comunicado da SPA.

Segundo a mesma fonte, o galardão é entregue aos D.A.M.A. pela “qualidade artística e autoral do seu trabalho recente que o público e a crítica têm consagrado”.

D.A.M.A é um acrónimo que significa “Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo” e o grupo é formado pelos músicos Francisco Pereira, de 25 anos, Miguel Coimbra, de 24, e Miguel Cristovinho, de 23.

Na cerimónia de entrega, marcada para as 18h30, em que é feita uma homenagem a José da Ponte, participam o presidente da SPA, José Jorge Letria e Tozé Brito, administrador e membro da direção da SPA, assim como a filha do músico, Rita Pontes.

O músico e compositor José da Ponte morreu no passado dia 29 janeiro e foi, até à sua morte, administrador da SPA. Membro fundador do grupo Salada de Frutas, com o qualcriou êxitos como “Olha o Robot”, foi autor, entre outras, da canção “Lusitana paixão”, que representou Portugal no Festival da Eurovisão em 1991. Licenciado em História, foi presidente do Conselho Fiscal da SPA e “administrador de vários pelouros”.

“Sempre foi reconhecido o elevado grau de dedicação do compositor às suas funções na gestão da SPA e o seu interesse pela descoberta de novos talentos musicais que enriquecessem a música portuguesa”, remata a SPA

A cooperativa de autores realça ainda o facto de José da Ponte ter-se sempre batido pela modernização da sua estrutura.

@Lusa