As 50 capas nomeadas para o galardão estarão em exibição em várias exposições pela Europa, onde o público será convidado a votar nas suas favoritas e, eventualmente, decidir o grande vencedor. As exposições irão decorrer até ao final de janeiro do próximo ano, com o vencedor a ser anunciado no terceiro dia desse mês.

Os Babyshambles estão nomeados pela capa de “Sequel To The Prequel”, da autoria de Damien Hirst, enquanto os Daft Punk estão indicados pela capa do seu single Get Lucky, que apresenta o duo envergando os seus fatos de robôs, a tocar ao pôr-do-sol, acompanhado por Pharell Williams e Nile Rodgers.

Também a capa do mais recente álbum de Paul McCartney, "New", se encontra nomeada, tendo a mesma sido inspirada nas esculturas do artista Dan Flavin. Já os QOTSA estão indicados pela capa de "Like Clockwork", último disco do coletivo de Josh Homme.

Entre as 50 distinções, figura igualmente o trabalho gráfico do single Judge Jury and Executioner, dos Atoms For Peace; do álbum "The Weight of Your Love", dos Editors; de "Diving Board", de Elton John; de "Tales of Us", dos Goldfrapp; ou de "The Terror", dos Flaming Lips.

“Nos últimos oito anos, temos celebrado o valor artístico das capas dos discos com um prémio, o que nos permite ter acesso à opinião pública sobre a arte apresentada nas capas dos discos”, revelou o fundador da Best Art Vinyl, Andrew Heeps, que continuou: “Possivelmente, é o prémio mais credível atribuído no final do ano, onde o mérito artístico de pessoas completamente desconhecidas pode andar lado a lado com os grandes nomes da música, na celebração da identidade visual dos seus mais recentes trabalhos. O prémio Best Art Vinyl é uma oportunidade única para descobrir novos artistas no seu sentido mais lato e refletir sobre o novo trabalho de alguns dos atuais grandes mestres do mundo da arte. Estas exposições celebram um espectro artístico que vai desde o apelo às massas de Damien Hirst aos designs estranhos e maravilhosos, alguns dos quais feitos à mão e produzidos em menos de cem cópias”.

Recorde-se que, na edição do ano passado do Best Art Vinyl, sagaram-se vencedores os Temper Trap, com a capa do seu álbum homónimo. Entre os vencedores das edições passadas contam-se Thom Yorke, com “The Eraser”, capa desenhada pelo colaborador de longa data dos Radiohead, Stanley Donwood; o longa-duração homónimo dos Fleet Foxes, cuja capa exibia uma pintura do artista holandês do século XVI Pieter Bruegel; e os Klaxons, com a capa de "Surfing the Void".

Confira a lista completa dos nomeados para a edição 2013 do Best Art Vinyl aqui.