120 faixas de pedestres foram equipadas com semáforos diferentes dos habituais: em vez do tradicional desenho de uma pessoa sozinha a autorizar o pedestre a atravessar a rua, mostram um casal heterossexual ou homossexual com corações.

A cidade indicou que quer promover "a tolerância e a abertura ao mundo" coincidindo com as vésperas do Festival Eurovisão da Canção, que completa 60 anos e reúne representantes de 40 países.

A instalação dos semáforos também servirá para reforçar a segurança dos pedestres e encorajá-los a respeitarem as regras, indicou a Câmara Municipal.

Paralelamente ao festival, no sábado decorre em Viena - como em todos os anos - o Life Ball, um evento de caridade para arrecadar fundos contra a Sida no qual participarão Jean-Paul Gaultier, Charlize Theron, Mary J. Blige e Conchita Wurst, vencedora do Festival Eurovisão da Canção em 2014, entre outros.

Há várias semanas que cerca de 16 mil voluntários limpam a cidade para o concurso, que todos os anos é acompanhado, segundo os organizadores, por mais de 100 milhões de telespectadores.

@AFP