O festival que contaria com uma apresentação do rapper Kanye West na próxima semana, na Eslováquia, foi cancelado devido à "pressão mediática" e "desistência de vários artistas e patrocinadores", indicou a equipa organizadora.

"Não foi uma decisão fácil", afirmaram os organizadores no Instagram na noite de quarta-feira, 9 de julho.

Contactado pela France-Presse na quinta-feira, o festival Rubicon, que aconteceria de 18 a 20 de julho, não justificou a decisão.

"Queríamos trazer uma grande estrela à Eslováquia", declarou Robert Miklos, um dos organizadores.

O festival recebeu críticas ao anunciar o concerto do rapper americano a 20 de julho, em Bratislava, devido a declarações nazis do cantor de 48 anos.

Vencedor de 24 prémios Grammy, o rapper, agora conhecido como "Ye", fez uma série de declarações antissemitas e de apoio ao nazismo nos últimos anos.

Apoiante do presidente Donald Trump, Kanye West lançou a música "Heil Hitler" a 8 de maio, na ocasião dos 80 anos da derrota da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

Na canção, presta homenagem a Adolf Hitler, que planeou o extermínio de cerca de seis milhões de judeus na Europa entre 1933 e 1945.

A música foi ouvida milhões de vezes na rede social X (antigo Twitter), enquanto outras plataformas, como o YouTube, a vetaram.