Depois do EP Vontades editado no ano passado, os Fitacola editam agora o 2º curta-duração, comemorativo dos 10 anos de carreira, intitulado Escolhas, que compõe a colectânea de 3 EPs previstos para assinalar uma década de existência da banda de Coimbra.

Escolhas é também ele constituído por 4 músicas, ora mais melodiosas, ora mais rápidas, gravadas no Generator Music Studio, sob a batuta de Miguel (Vegeta) Marques e masterizada por Miguel Carvalho (Dalma Produções). Estes quatro temas debruçam-se sobre problemáticas de cada ser humano, identificando-nos a partir da primeira nota por retractarem assuntos tão gerais como a existência, o rumo e a boémia.

A ideia da colectânea de 3 EPs partiu do facto de completarem dez anos como banda e pensando numa alternativa diferente a gravar um álbum inteiro concluíram, pela experiência, que o panorama musical havia sofrido mudanças muito próprias e que teriam de acompanhar. “Na altura surgiu a questão de termos um leque de músicas que se calhar não se encaixavam umas com as outras e pensámos então em dividir por três EPs”, refere Francisco Vale, baterista dos Fitacola. O estilo de música não é diferente, é o mesmo, mas cada música tem sentimentos diferentes. “Se fosse um álbum, não estaria tão coeso como álbuns anteriores”, acrescenta.

Não querendo lutar contra o mercado, os Fitacola disponibilizaram também este novo EP Escolhas para download gratuito no bandcamp da banda apesar de editarem o disco em formato físico. “É preferível darmos a nossa música com boa qualidade e divulgá-la ao máximo para termos pessoas nos concertos, do que obrigar a pagar a nossa música, até porque depois vão pirateá-la na mesma”, sublinha Francisco Vale.

Em sequência do poder da imagem, como mote de aproximação ao publico, os Fitacola criaram a Fitacola TV, um canal no Youtube, que o baterista dos Fitacola justifica dizendo “A certa altura achámos que fazia sentido fazer um canal nosso, mais oficial, onde não só vamos colocando os videoclipes, mas onde se pode ver um pouco das nossas vidas também, do backstage e do nosso dia-a-dia. É importante para uma banda ter conteúdo para mostrar, para estar próximo das pessoas. Se lanças um álbum e dás concertos e só passados dois anos lanças outro álbum, acabas por cair no esquecimento”.

O ano de 2014 ainda promete o 3º EP Razões para as comemorações ficarem completas, mas que para já ainda não tem data prevista de edição.