Os Franz Ferdinand regressam a Portugal esta sexta-feira, 14 de fevereiro. A banda escocesa vai atuar na Aula Magna, em Lisboa, a partir das 21h00, num concerto esgotado desde setembro de 2024. A primeira parte está a cargo do britânico Master Peace.
O espetáculo integra a digressão "The Human Fear", que dá nome ao sexto álbum do grupo, editado em janeiro.
Além do concerto em Lisboa, o quinteto de Glasgow tem regresso a Portugal confirmado no festival Vodafone Paredes de Coura, na Praia Fluvial do Tabuão, a 21 de agosto.
Produzido com Mark Ralph, que já havia trabalhado com os Franz Ferdinand no disco "Right Thoughts, Right Words, Right Action", "The Human Fear" "mostra o grupo no seu estado mais imediato, animado e afirmativo, sem vergonha de ir diretamente ao pop, no seu estilo clássico", descreve a promotora em comunicado.
As 11 canções do disco gravado nos estúdios AYR, na Escócia, "aludem a alguns dos medos humanos mais profundos e como superá-los e aceitá-los define e orienta as nossas vidas", acrescenta.
"Fazer este disco foi uma das experiências mais afirmativas da minha vida, mas chama-se 'The Human Fear'. O medo lembra-te que estás vivo. Acho que todos somos viciados de alguma forma na adrenalina que isso nos pode dar. Como respondemos ao medo mostra o que significa sermos humanos. Então, aqui está um conjunto de canções à procura do entusiasmo de ser humano através dos medos. Não que necessariamente percebas isso à primeira escuta", conta o vocalista Alex Kapranos em comunicado.
"The Human Fear" é o primeiro álbum de estúdio com a baterista Audrey Tait e o guitarrista Dino Bardot como membros oficiais, e conta ainda com o teclista Julian Corrie a assumir um papel mais relevante, colaborando com Kapranos e o baixista Bob Hardy na composição e direção criativa.
A capa do disco é inspirada na obra "7 Twists" da artista húngara Dóra Maurer. "A escolha de Maurer não foi por acaso: a sua arte apresenta uma imediata intensidade visual que é impossível ignorar, mas também contém uma profundidade e vulnerabilidade que convidam à repetição e proporcionam novas descobertas a cada experiência", destaca o comunicado.
Comentários