O disco começou a ser pensado em março deste ano e foi concluído em setembro. A cantora baiana garante que foram seis meses de um processo de produção “natural”, o qual permitiu uma “flexibilidade de tempo, de ideias, de voltar atrás e de pensar duas vezes”.

“[O disco] Não foi pensado milimetricamente, mas foi pensado para que eu pudesse ter conforto, tendo em conta que estava a gravar [o remake da novela] Gabriela. Continuei a dar concertos, a gravar publicidade. Muita coisa aconteceu”, recorda Ivete Sangalo.

A edição de “Real Fantasia” surge dois anos depois daquele que é considerado o seu maior desafio - o CD e DVD gravados em 2010 no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

As sonoridades do novo trabalho são várias e englobam ritmos latinos, africanos e norte-americanos. “Este disco é, realmente, a demonstração das minhas influências. Tem muito ritmo, como salsa, reggae, galopes acelerados. É muito percussivo e fala sobre amor, alegria, festa. Traduz muito a pessoa que sou”, garante.

Ivete Sangalo descreve ainda “Real Fantasia” como sendo um disco de “felicidade”. “Quando eu canto, imagino sempre as pessoas a ouvir e a captar a mensagem da forma que tem que ser”, considera.

A surpresa chamada Shakira

A artista colombiana interpreta em português o tema “Dançando” e em dueto com Ivete Sangalo. As artistas têm vindo a cantar juntas e, adianta Ivete Sangalo, encontram-se em eventos pelo mundo. Deste contacto próximo surgiu o convite e a participação no novo trabalho da artista baiana.

No entanto, a faixa apenas está disponível na versão deluxe do disco e via internet, o que, conta Ivete Sangalo, é “uma forma de se atrair o público para esta forma legal de fazer download da música”.

A juntar a este “atrativo” está também o facto de Ivete Sangalo e Shakira serem de editoras diferentes, que são a Universal Music e a Sony Music, respetivamente.

Nos últimos tempos, Ivete Sangalo tem reencarnado a personagem Maria Machadão no remake da novela brasileira de sucesso “Gabriela”, atualmente a ser transmitida em Portugal pela SIC. Inclusive, a produção do álbum foi feita entre a rotina de mãe e de atriz.

Será a carreira de atriz para continuar e para ser feita em simultâneo com a da música ou pretende Ivete Sangalo apostar mais no mundo da representação? “Fiquei muito apaixonada por Machadão e creio que a separação da personagem requer um tempo”, afiança.

Texto @Daniel Pinto Lopes/ Foto @Divulgação/Gui Paganini