Aqueles nomes foram apresentados hoje, em conferência de imprensa, na Câmara daquela vila do Alto Minho, pelo diretor do evento, que espera este ano "ultrapassar a fasquia das cinco mil pessoas" nos dois dias de concertos.

Manuel Joaquim Pereira justificou a estimativa com o facto de este ano o cartaz ser composto por "bons grupos" e ainda pelo "selo de qualidade" que o festival ostenta.

"Quem vem a este festival é porque tem qualidade. Temos consciência que é um festival para um nicho de mercado e não um festival de massas, mas por isso mesmo é que se justifica o apoio do município de Ponte da Barca", sustentou o responsável.

A Câmara Municipal atribuiu um subsídio de 35 mil euros e garante ainda o apoio logístico à realização do evento.

No encontro com os jornalistas, o autarca socialista Vassalo Abreu criticou a EDP pela falta de apoio ao festival, que garantiu ter "um grande impacto económico na hotelaria e restauração" do concelho.

"Lamentavelmente a EDP, que produz 6,5% de energia hídrica do país em Ponte da Barca nunca apoiou nada. Paga uma renda barata pelo espaço que ocupa após uma luta de muitos anos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e mais nada", sustentou.

O autarca socialista adiantou que, este ano, pela exploração das barragens do Alto Lindoso e Touvedo a EDP pagou ao município 240 mil euros de rendas, ao abrigo da lei do Mecenato e após um acordo celebrado com a ANMP.

"A EDP no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) só deixou nevoeiro. Sou presidente da Câmara vai fazer 10 anos e até agora recebi zero da EDP. Nunca apoio nenhuma das nossas festas e romarias. Só se escrever em mandarim, talvez seja mais fácil", afirmou.

O evento vai decorrer na Praça Terras da Nóbrega, junto às margens do Rio Lima e do seu afluente Vade, dividido por dois palcos.

Os nomes de Karrossel, Anxo Lorenzo, Myrica Faya, Mànran também integram o cartaz deste ano a que se irão juntar, em meados de junho, mais duas bandas que serão reveladas após a conclusão do concurso nacional de captação de novos talentos daquele estilo musical, que decorre a partir hoje na página que o festival tem nas redes sociais.

@Lusa