Tudo começou com um convite da Fundação Calouste Gulbenkian, explica a editora. Maria João e Mário Laginha integraram o programa Músicas do Mundo. O convite acabou por ser encarado como um desafio e uma razão para construírem novas criações. "Surgiu-nos a ideia de compor originais e conjugar instrumentos de que gostamos numa formação invulgar: voz, piano, acordeão, harpa e percussão", explica Maria João.

Em "Iridescente", a dupla surge acompanhada pela harpa de Eduardo Raon, o acordeão de João Frade e a percussão de Helge Norbakken. "Os músicos que convidámos fazem parte da nossa família musical", afirma Maria João.

"Iridescente" já está pronto para partir à conquista do mundo e começarem um périplo que os levará, até ao final do ano, à Noruega, Alemanha, República Checa, Áustria e Brasil.

Em Portugal, depois da passagem pelo Festival Rotas e Rituais, em Lisboa, que acontecerá a 16 de novembro, a apresentação de "Iridescente" está agendada para 27 de janeiro na Sala Suggia, da Casa da Música, no Porto.

A parceria entre Maria João e Mário Laginha espraia-se por mais de três décadas, por uma dúzia de discos assinados de mãos dadas e centenas de palcos pisados em todo o mundo.

"Iridescente" é o sucessor de "Chocolate", o registo de 2008 onde os standards do cancioneiro norte-americano foram aplicados à grande aventura da música de Maria João e Mário Laginha.

Conheça as datas da digressão de Maria João e Mário Laginha até ao final do ano:

Noruega

Oslo - 24 de novembro

Alemanha

Dresden – Jazztage Dresden, 6 de novembro

Berlim – Jazz Club A-Trane, 8 de novembro

Gottinger – Gõttinger Jazzfestival, 10 de novembro

República Checa

Praga – Divadio U Hasciu, 9 de novembro

Portugal

Lisboa – Festival Rotas e Rituais, "Hamilton de Holanda – Convida Maria João e Mário Laginha", Cinema S. Jorge, 16 de novembro

Áustria

Viena – Porgy and Bess, 25 de novembro

Graz – Orpheum, 26 de novembro

Brasil

São Paulo – Mostra Tom Jobim, Museu da Casa Brasileira, 12 de dezembro