O único problema é que os artistas em questão assinaram acordos dando permissão e, consequentemente, a Megaupload processou a Universal.

A Megaupload colocou no Youtube o vídeo promocional, onde se pode ver o artista da Universal Will.i.am afirmar: “Quando quero enviar ficheiros através do globo, eu uso oMegaupload”, mas este acabou por ser removido passado um dia, após a queixa da Universal.

Kim Schmitz, fundador do site de armazenamento, explicou em comunicado de imprensa: “A Mega é dona de tudo neste vídeo. Assinámos acordos com os artistas para esta campanha. Eles estão a remover vídeos sobre os quaisnão possuem direitos, estão a sabotar esta campanha viral”.

Outro ponto interessante no comunicado e que se encontra, de certa forma, escondido é o lançamento do site Megabox, que, segundo os seus criadores, irá “alterar a indústria da música para sempre”. Pode-se ler ainda “Estamos a contatar os artistas para venderem diretamente as suas músicas. Os artistas que irão trabalhar com o Megabox irão receber 90% das vendas, permitindo-lhes ter controlo sobre as suas carreiras”.

O processo legal foi entregue ontem na Califórnia. Nem a RIAA ou o grupo Universal Music comentou a situação.

Paulo Costa