Começaram como uma banda aclamada pelos exigentes fãs do heavy metal, mas com o passar dos anos, os Metallica estabeleceram-se como uma referência na indústria musical, como demonstra o seu novo álbum, guardado a sete chaves antes do lançamento mundial na sexta-feira.
A última digressão do grupo californiano, que começou em 2016 e teve que ser interrompida em 2020 devido à pandemia de COVID-19, registou mais de 400 milhões de dólares de receitas nas bilheteiras (cerca de 366 milhões de euros, à cotação do dia), de acordo com a revista Forbes.
"Os Metallica fazem parte de um número limitado de bandas que atraem um público mais amplo do que os seus fãs", explica à France-Presse Ben Barbaud, criador do Hellfest, um dos principais festivais de metal da Europa, que recebeu 420 mil espectadores no ano passado.
Os membros da banda são tipos "relaxados", mas cercados "por uma maquinara impressionante, uma equipa de quase 100 pessoas", acrescenta.
Bilhetes exclusivos
Para a sua próxima digressão, este mês na Europa, os Metallica reforçaram o investimento no aspeto comercial, com passaportes ultraVIP de mais de 7 mil dólares (6,4 mil euros), para oito pessoas e dois dias de espetáculos.
Mais afastados de sucessos do início da carreira como o álbum "Kill 'em all" (1983), um símbolo do thrash metal, as suas produções mais recentes têm sido igualmente grandiosas.
A banda ainda adquiriu recentemente uma fábrica de vinis, cujas vendas voltaram a superar as de CDs nos EUA.
"A banda tornou-se uma espécie de monstro do rock", diz Luc Frelon, programador da webrádio francesa Fip Metal.
De tocar para homens de cabelos compridos e tatuados, o grupo passou a estampar 'outdoors' reluzentes e a colaborar com grandes estrelas como Lady Gaga, em espetáculos como o realizado em homenagem a Freddie Mercury, vocalista dos Queen.
Os fundadores dos Metallica, James Hetfield, vocalista e guitarrista, e Lars Ulrich, baterista, reconhecem que tudo mudou em 1991, com o sucesso de "The Black Album".
Foi o aclamado quinto disco, com temas como "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters", que apresentou a banda ao grande público.
Atualmente, estas canções contam com mais de mil milhões de streamings no Spotify.
O álbum foi relançado em 2021, com uma versão estendida com mais de 50 músicas e conta com a colaboração de artistas como Elton John e Juanes.
Recentemente, uma das canções mais famosas do grupo, "Master of Puppets" (1986), ganhou ainda mais notoriedade ao integrar a banda sonora da quarta temporada da série da Netflix "Stranger Things".
72 seasons
O próximo álbum da banda chama-se "72 Seasons" ("72 temporadas") e será lançado esta sexta-feira, 14 de abril.
Mas para que os críticos musicais pudessem escutá-lo em primeira mão, tiveram de deixar os seus telemóveis num local reservado da editora para a qual foram convidados e foram obrigados a assinar um termo de confidencialidade.
Os fãs mais fiéis dos Metallica ainda poderão ouvir o disco um dia antes, na quinta-feira, em alguns cinemas selecionados à volta do mundo.
Entre as 12 faixas, alguns futuros "sucessos" de estádio já foram revelados, como "You Must Burn!".
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