Após o retumbante sucesso do álbum inicial, "Under the Pipal Tree", editado no já longínquo ano de 2001, a consolidação mediática foi quase imediata, e progressiva com o passar dos anos. Às dez em ponto, os primeiros acordes de "Recoil, Ignite" foram escutados, para gáudio de todos aqueles que esgotaram completamente a Sala 2 do Hard Club, emblemática sala de espetáculos do Porto. A seguir, a banda presenteou a plateia com uma seleção criteriosa de alguns dos temas mais significativos de toda a carreira.
Ouviram-se "Unseen Harbor", do álbum "For My Parents", de 2012, seguido de "Kanata", tema composto especificamente para a série dramática japonesa "Kanatanoko". Do estrondoso álbum "Hymn to the Immortal Wind", foram seleccionados três temas de uma só assentada: a belíssima "Pure As Snow", "Ashes In The Snow" e, já a encerrar, "Everlasting Light", demonstrando mais uma vez toda a perícia técnica e esmero sonoro daquela que é uma das bandas mais significativas do recente rock progressivo japonês.
A responsável pela primeira parte foi Helen Money, alter-ego de Alison Chesley, compositora californiana que atua, desde 1994, acompanhada do seu inseparável violoncelo. Com uma influência assumida por Bob Mould, com quem, aliás, manteve durante anos ligações musicais, Alison desenvolve a sua carreira ao lado de bandas como os Mono, Russian Circles, Chris Connelly, Disturbed, Earth, Shellac, entre muitas outras, tornando-se num nome indissociável da composição clássica-drone-ambiental, se é que se poderá adjectivar assim. Aplaudida entusiasticamente, Helen Money destacou para o concerto no Hard Club o álbum “Arriving Angels”, o seu terceiro lançamento.
Texto: Ana Cancela
Fotografias: André Henriques
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