A lenda do folk Neil Young mudou de ideias e agora será a atração principal do festival de música de Glastonbury, disseram o cantor e compositor e os organizadores na sexta-feira.

Pouco depois de se retirar do icónico festival alegando que estava sob o “controlo corporativo” da sua parceira, a BBC, Young recuou na decisão, dizendo que esta se baseou num “erro na informação que recebi”.

"Felizmente, o festival está de volta ao nosso roteiro e estamos desejosos de atuar! Esperamos ver-vos lá!", escreveu aos seus fãs no seu ´site´.

Os organizadores também anunciaram com satisfação que Young e a sua banda The Chrome Hearts seriam agora a atração principal no palco Pyramid durante o festival de música.

"Que início de ano! Neil Young é um artista que está muito próximo dos nossos corações em Glastonbury", escreveu nas redes sociais a co-organizadora do festival, Emily Eavis.

"Ele faz as coisas à sua maneira e é por isso que o adoramos. Mal podemos esperar para recebê-lo de volta aqui para ser a atração principal do Pyramid em junho."

O músico de 79 anos, que já fez parte da formação do supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young, alegara anteriormente que a BBC “queria que fizéssemos muitas coisas de uma forma que não estávamos interessados”, sem especificar.

Young, que tocou em Glastonbury pela última vez em 2009, disse que o festival era "um desestímulo corporativo, e para mim não é como costumava ser."

A 17 de novembro, um domingo, os bilhetes esgotaram-se em 35 minutos e espera-se que mais de 200 mil pessoas compareçam à celebração musical.

O bilhete padrão para o evento do próximo ano custava £ 373,50 libras (quase 447 euros).

Além de cerca de três mil apresentações em cerca de 80 palcos, muitas das quais transmitidas pela BBC, o festival também oferece festas noturnas, instalações de arte e desfiles animados.

A estrela de rock britânica de voz rouca Rod Stewart tocará no cobiçado slot de lendas, mais de duas décadas depois de ter sido a atração principal do festival.

A visão de milhares de tendas espalhadas pelos campos de Worthy Farm, na vila de Pilton, tornou-se um dos símbolos do verão britânico desde a realização do festival pela primeira vez, em 1970.

Os T.Rex foram os primeiros cabeça de cartaz. Desde então, atraiu estatuto de culto e grandes nomes, de David Bowie e Paul McCartney a Stormzy e Elton John, que fez o seu último espetáculo no Reino Unido em 2023.

Emily Eavis disse que o evento deverá fazer uma pausa em 2026 para “dar um descanso à terra”.