Este é o segundo álbum do projeto de música falada que os músicos Rodrigo Leão e Gabriel Gomes criaram nos anos 1990 e que recuperaram agora em torno da poesia portuguesa.
Os Poetas apresentaram-se em 1997, com "Entre nós e as palavras", disco que juntava música inédita de Rodrigo Leão (teclados) e Gabriel Gomes (acordeão) à poesia portuguesa dita pelos próprios autores - como Herberto Helder, Luísa Neto Jorge e Mário Cesariny.
Na fundação do projeto - com aqueles dois músicos acabados de sair dos Madredeus - estiveram ainda o violoncelista Francisco Ribeiro e o editor Hermínio Monteiro, que morreram já no virar do século.
No ano passado, Rodrigo Leão e Gabriel Gomes recuperaram o projeto para um espetáculo no festival Silêncio, voltaram a mergulhar na poesia, selecionaram mais escritores e convidaram o ator Miguel Borges para dizer os poemas.
As instrumentistas Sandra Martins e Viviena Tupikova juntaram-se ao ensemble e todos gravaram novas composições em estúdio, resultando agora "Autografia".
Em fevereiro passado, quando Os Poetas deram alguns concertos, Rodrigo Leão e Gabriel Gomes explicaram à agência Lusa que a grande diferença entre os dois registos discográficos é a presença de Miguel Borges.
"Aqui o ator junta-se a nós e, ao mesmo tempo, entra nessa cumplicidade e adapta a sua cadência e nós adaptamo-nos a cada palavra. Naquela altura existiam os poemas já gravados, estavam a ser debitados pelo CD e nós tínhamos que arranjar a cadência", disse Gabriel Gomes.
A edição de "Autografia" faz-se acompanhar de um DVD com uma atuação de Os Poetas em março passado na Casa da Música, no Porto.
@Lusa
Comentários