Zé Pedro e David Fonseca deram o mote e agora Peaches continua a cadência de um editor convidado por mês aqui no SAPO Música. A canadiana é simultaneamente a primeira mulher e a primeira artista internacional a apresentar-nos as suas escolhas e sugestões ao longo de uma conversa que, como não poderia deixar de ser, passa também por episódios do seu percurso.
E não faltam situações curiosas na vida e obra de Peaches, que em 2000 editou o primeiro disco, "The Teaches of Peaches", e desde aí tem reforçado o seu papel no underground (e agora cada vez mais mainstream) canadiano.
O que há dez anos começou como um projecto de electrónica ríspida, suja e minimalista tem vindo a ganhar outros contornos - audíveis no mais aveludado "I Feel Cream", de 2009 - sem abdicar da provocação e carga sexual. E ao longo dos anos encontrou colaboradores em nomes tão díspares como Joan Jett, Flaming Lips, Christina Aguilera ou Iggy Pop, já para não falar dos amigos conterrâneos (onde se incluem Feist, Mocky ou Gonzalez).
Na semana passada, Peaches regressou a Portugal para uma das actuações mais imprevisíveis e movimentadas do Alive!10. Foi lá que deixou uma das citações de antologia deste Verão - "Jesus andou na água, a Peaches anda em vocês", quando de facto andou por cima do público. Amanhã lidera o cartaz do Marés Vivas, em Gaia, e o espectáculo deverá continuar - e não se esperaria menos de alguém que, além desta digressão, também leva a palcos norte-americanos ou londrinos o musical "Peaches Christ Superstar" (sim, a sua versão do original de Andrew Lloyd Webber). No vídeo abaixo, conta-nos (pela primeira vez em frente às câmaras, segundo consta) como tudo começou... no Bar Mitzvah de um primo. Os outros vídeos da conversa, que vão da temática sexual aos seus discos de eleição,passam por aqui ao longo do dia.
Entrevista @Gonçalo Sá e Matilde Peres/ Câmara @Gonçalo Sá e João Teixeira/ Edição @Gonçalo Sá
O SAPO Música vai continuar a convidar figuras marcantes das mais diversas áreas do panorama musical português e internacional para que tragam o seu conhecimento e as suas opiniões ao site, enriquecendo-o com a sua experiência e visão do mundo da música.
Comentários