De acordo com a promotora Uguru, Rodrigo Leão está a finalizar o trabalho para aquela produção norte-americana, que se estreará nos cinemas nos Estados Unidos em agosto, mas não especificou se contou com a participação do Cinema Ensemble.

A história de "The Butler", que deverá ter o título em português "O mordomo" (com possível estreia em setembro), inspira-se em factos reais, a partir de uma reportagem do Washington Post sobre um afro-americano que trabalhou na Casa Branca, ao longo de trinta anos, servindo oito presidentes, entre os quais Richard Nixon, Ronald Reagan e JF Kennedy.

O filme, protagonizado por Forest Whitaker, é assim uma viagem pelas transformações sociais e políticas nos Estados Unidos, entre os anos 1950 e 1980.

Do elenco fazem ainda parte Oprah Winfrey, Vanessa Redgrave, John Cusck, Robin Williams, Melissa Leo, Liev Schreiber, Alan Rickman e Jane Fonda, entre outros.

Rodrigo Leão, cujo repertório a solo já foi muitas vezes descrito como "cinematográfico", soma algumas participações na escrita para cinema.

Recentemente compôs para as longas-metragens "O frágil som do meu motor", de Leonardo António, e "A gaiola dourada", do luso-francês Ruben Alves.

Fez ainda música para a série documental "Portugal - Um retrato social" e para a série de ficção "Equador", para o filme "Um passo, outro passo e depois..." (1989), de Manuel Mozos, e participou, enquanto músico dos Madredeus, na composição da música e na interpretação no filme "Lisbon Story" (1994), de Wim Wenders.

De acordo com a Uguru, os premiados Quincy Jones e Alexandre Desplat tinham sido anteriormente designados para a composição da banda sonora, mas o convite acabou por recair em Rodrigo Leão.

@Lusa