A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, lamentou hoje a morte do cantor Marco Paulo e destacou o “contributo ímpar” do artista para o cancioneiro da música portuguesa.
A artista Beatriz Rosário vai lançar o seu próximo álbum no início de 2025, propondo uma viagem a partir de Coimbra, com dois singles gravados na “cidade dos estudantes”, de onde é natural, seguindo depois rumo a Lisboa.
O primeiro Festival de Artes e Ópera (FIATO) do Porto vai realizar-se entre 13 e 16 de novembro com uma programação que se inicia e termina com óperas dedicadas a mulheres consideradas heroínas de Portugal, afirmou hoje a organização.
A expressão pública da intimidade a partir da obra de Nan Goldin, em diálogo com outros 35 artistas, e o minimalismo radical de Fred Sandback dominam as duas novas exposições do museu do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Colóquios, exposições, concertos, missas cantadas vão celebrar os 10 anos da proclamação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, anunciaram os organizadores na terça-feira, em Lisboa.
O Alkantara Festival 2024 vai levar a Lisboa, entre 15 e 30 de novembro, projetos de artistas de 12 países, entre eles Mohamed El Khatib, Dana Michel e Keli Freitas, inspirados em histórias de morte e vida.
A etnomusicóloga belga Anne Caufriez, especialista em música tradicional portuguesa, morreu na sexta-feira, em Bruxelas, aos 79 anos, disse hoje à agência Lusa o jornalista e antropólogo Michel Plumley, que a acompanhou em grande parte do seu percurso.
A edição 2024 do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos foi aquela em que mais livros foram vendidos, divulgou na segunda-feira a Ler Devagar, parceira da autarquia na organização do evento que encerrou no domingo.
Um documentário sobre os afrodescendentes em Portugal mostra como a cultura africana é mantida através de hábitos em família, como as refeições, a música e a dança, apresentando percursos diferentes e a mesma conclusão de que o racismo existe.
Uma exposição com mais de 50 obras que celebram a ligação de mestres da pintura do século XVIII à arquitetura única da cidade de Veneza, como Canaletto e Guardi, é inaugurada na quinta-feira, no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A compositora e intérprete Dora Morelenbaum define o seu álbum de estreia em nome próprio, "Pique", que vai apresentar ao vivo em Lisboa, a 17 de novembro, como “um outro olhar sobre a canção brasileira”.
A portuguesa Nenny e o duo do Mali Amadou & Mariam são cabeças de cartaz da 3.ª edição do Festival Soul de Inverno, marcado para 22 e 23 de novembro, em Vila Nova de Famalicão, foi hoje anunciado.
Amar Sundy, Robben Ford e Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés, são os principais nomes do cartaz da 7.ª edição do festival Nova Arcada Braga Blues, que vai decorrer de 2 a 9 de novembro, anunciou a organização.
O mercado livreiro continua a crescer em Portugal, com quase 3,5 milhões de livros vendidos no terceiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 3,7% face ao período homólogo, apesar do aumento médio de preços de 4,1%.
Os Miss Universo (André Ivo e Afonso Branco) editaram “Manifesto do Jovem Moderno”, álbum de estreia que irão apresentar ao vivo em novembro, em Lisboa e no Porto.
O espetáculo “Urgência Climática”, de André Amálio e Tereza Havlíčková, vai estrear-se no Teatro S. Luiz, em Lisboa, esta terça-feira, centrado em cinco jovens ativistas pelo clima e nas suas experiências pessoais.
O pintor Aníbal Alcino, o último dos Independentes, grupo de artistas criado nos anos 40 do século XX, em Portugal, morreu na segunda-feira à noite, aos 98 anos, celebrados no passado dia 3, disse hoje fonte familiar.
A exibição de um documentário dedicado ao movimento de extrema-direita no Reino Unido e na Europa foi cancelada este fim de semana no Festival de Cinema de Londres, devido a receios com a “segurança” do pessoal do evento.
O autor de “O Luto é a Coisa com Penas”, Max Porter, viajou hoje no festival literário Folio pelo seu percurso de vendedor, editor escritor de livros, com o qual quer elevar a experiência do leitor a “outro nível”.
Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, na competição nacional, e Joana Sá, na competição local, são as realizadoras premiadas no Festival Vista Curta, que terminou hoje em Viseu, e que também destacou “Camaleão”, de Tiago 'Ramón' Santos.
O encerramento da Fnac e da Livraria Latina, uma das mais antigas do Porto, provocou receio de que outras se seguissem, deixando “órfão” quem mantém o culto da livraria de rua, mas ainda há quem persista.
O autor brasileiro Marcelo D’Salete encontrou na banda desenhada o meio para falar de “cicatrizes não fechadas” da História do Brasil, e considera que os países colonizadores e colonizados as devem discutir.
Os 40 mil bilhetes postos à venda para o Boom Festival, que se realiza em Idanha-a-Nova entre 17 e 24 de julho de 2025, esgotaram em dois dias e foram vendidos para 169 países.
O ator Robert de Niro e a produtora Jane Rosenthal elogiaram esta sexta-feira, 18 de outubro, Lisboa como anfitriã, pela primeira vez a nível internacional, do festival Tribeca, que fundaram em Nova Iorque (EUA), mas não revelaram por quantas edições ficará em Portugal.