O músico norte-americano Peter Yarrow morreu hoje aos 86 anos, deixando marca como membro do famoso trio folk Peter, Paul e Mary, que fez sucesso durante o movimento de protesto dos anos 60 nos Estados Unidos.
A trasladação dos restos mortais de Eça de Queirós para o Panteão Nacional, em Lisboa, decorre hoje a partir das 09:00, numa cerimónia que começa na Assembleia da República e inclui música e leitura de excertos de obras.
A cartoonista Ann Telnaes demitiu-se do ‘The Washington Post’ depois de o jornal ter recusado a publicação de uma caricatura satírica que mostrava vários líderes dos media a bajularem o futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A ministra da Cultura afirmou hoje estar ultrapassada a polémica da trasladação dos restos mortais do escritor Eça de Queiroz para o Panteão Nacional, considerando indiferente celebrar o seu legado em Baião ou em Lisboa.
O ano de 2025 marca a história dos Concertos para Bebés pelo início da aplicação de tecnologia que vai “elevar o lugar do bebé ao de criador e compositor”, antecipou o fundador e diretor artístico, Paulo Lameiro.
A casa que ficou famosa pela série televisiva americana “Breaking Bad” está à venda e fica situada num dos bairros mais antigos de Albuquerque, no Novo México.
A Fundação Eça de Queiroz homenageia o autor de "Os Maias" durante este fim de semana, antecipando a cerimónia de concessão de honras de Panteão Nacional ao escritor, a realizar em Lisboa na próxima quarta-feira.
O escritor britânico David Lodge, popularizado por uma trilogia de romances ambientada no meio universitário, morreu na quarta-feira aos 89 anos, revelou hoje a editora Vintage Books, do grupo editorial Penguin Random House.
O ciclo itinerante de concertos “Triciclo” regressa a Barcelos entre janeiro e março de 2025, com Bia Maria e as Cantadeiras do Lírio, e as 'cantautoras' Catarina Carvalho Gomes, Ece Canli, Inês Malheiro, Mary Ocher e Rita Silva.
Os filmes “On Falling”, de Laura Carreira, e “Hanami”, de Denise Fernandes, vão estar em competição no Festival de Cinema de Gotemburgo, que começa a 24 de janeiro na Suécia.
A vida e a obra de Afonso Lopes Vieira são recordadas em Leiria durante o mês de janeiro de 2025 na Festa do Poeta, que inclui visitas guiadas, uma tertúlia e a entrega do prémio literário dedicado ao escritor.
O velório da poetisa Adília Lopes, que morreu segunda-feira, em Lisboa, aos 64 anos, realiza-se a partir das 18h00 desta quarta-feira na Capela do Rato, seguindo o funeral quinta-feira para o Cemitério dos Prazeres, revelou a Assírio & Alvim.
A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) aumenta a partir de hoje o preço das entradas na maioria de museus, monumentos e palácios nacionais sob sua gestão, segundo despacho publicado no passado mês de novembro, em Diário da República.
O Centro Cultural de Belém (CCB) vai disponibilizar gratuitamente a jovens até aos 25 anos um cartão que dá acesso livre ao Museu de Arte Contemporânea e 30% de desconto em espetáculos de produção própria, anunciou esta semana a instituição.
O músico português António Zambujo marcou um segundo concerto em fevereiro no Campo Pequeno, em Lisboa, por ter esgotado o espetáculo marcado para dia 21 naquela sala.
Um juiz argentino confirmou as acusações contra cinco pessoas relacionadas com a morte de Liam Payne, ex-elemento do grupo musical One Diretion, e ordenou a prisão preventiva de duas delas por lhe terem fornecido drogas.
Dezenas de concertos de diferentes orquestras celebram hoje, e durante as próximas duas semanas, o Novo Ano, em concelhos de todo o país, sobretudo com programas preenchidos com as habituais valsas, polcas, marchas e aberturas de opereta, mas há exceções.
O cantor iraniano Mehdi Yarrahi foi libertado após cumprir uma pena de um ano sob vigilância com pulseira eletrónica, imposta por divulgar uma canção em que apelava às mulheres para que retirem o véu islâmico.
O músico português Paulo Furtado, The Legendary Tigerman, volta a tocar no dia de natal, na galeria Zé Dos Bois, em Lisboa, num concerto já esgotado e que cumpre uma tradição com 25 anos.
O Opart abriu hoje um concurso internacional para nova direção artística do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), em Lisboa, cujas funções são atualmente assumidas por uma comissão composta pelos maestros titulares e pelo diretor de Estudos Musicais.
Editoras literárias lamentaram hoje a morte do presidente da Associação Portugusa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, recordando o seu “papel timoneiro na defesa do livro” e de todos os profissionais do setor.
O Presidente da República lamentou hoje a morte de Pedro Sobral "em condições trágicas" e considerou que o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) "fará muita falta ao setor" dos livros e da cultura.
A ministra da Cultura manifestou hoje “profundo pesar” pela morte do presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), lembrando-o pelo “espírito crítico e empreendedor” e pelo percurso dedicado aos livros e à leitura.
A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) lamentou hoje a morte do presidente, Pedro Sobral, e destacou o seu papel no fortalecimento e reconhecimento do setor e na defesa do livro e da leitura.