O cante alentejano é, pela primeira vez, incluído numa ópera, "Soror Mariana Alcoforado", de Amílcar Vasques-Dias, que se estreia na sexta-feira, no Convento dos Capuchos, nos arredores de Almada.
O reggaeton toca sem parar nas rádios, embora os seus intérpretes raramente sejam convidados para prémios musicais. Mas o sucesso de "Despacito" marca o triunfo do género depois de anos de censura e marginalização pela sua relação com os porto-riquenhos das classes mais baixas.
O Grammy para Álbum do Ano, um dos prémios musicais mais prestigiados, terá este ano requisitos menos restritos para permitir que mais obras clássicas e de jazz possam competir na categoria.
Guimarães vai receber, de 10 a 12 de agosto, L'Agosto, um novo festival que promete uma "viagem à volta dos diferentes espetros da música urbana", com nomes como Octa Push, Riding Pânico e Kimi Djabaté, anunciou a organização.
Uma escritora acusou Bob Dylan de ter usado o conteúdo do SparkNotes, um guia online gratuito cujo público-alvo são estudantes, em parte do seu discurso do prémio Nobel.
Os Mão Morta iniciam no sábado, no festival Rock Nordeste, em Vila Real, uma série de concertos de celebração dos 25 anos do álbum "Mutantes S.21", sem revivalismos ou nostalgia, como contou à agência Lusa Adolfo Luxúria Canibal.
Um retrato do artista plástico Andy Warhol, feito em 1963, vai a leilão, pela primeira vez, no dia 28, em Londres, e poderá atingir os 7,9 milhões de euros.
A peça “Os Cegos”, da Companhia de Teatro de Braga, abre a 36.ª edição do Festival Internacional de Teatro Fazer a Festa, a 29 de junho, na Maia, certame que encerra no dia 9 de julho.
A exposição "Discos Orfeu 1956-1983 – Imagens, Palavras, Sons" vai ser prolongada até 2 de setembro, na Casa do Design de Matosinhos, devido à adesão do público, revelou a Câmara Municipal.
O escritor israelita David Grossman venceu o Man Booker International Prize, pelo seu último romance, “A horse walks into a bar”, traduzido para inglês por Jessica Cohen.
O coletivo brasileiro de humor regressa este mês a Portugal com o espectáculo de improviso "Portátil", que contará, desta vez, com a participação do ator português César Mourão no elenco fixo.
O novo livro de António Mega Ferreira, "Itália – Práticas de viagem", que relata uma "viagem intelectual e afetiva", segundo o autor, é publicado na próxima segunda-feira, anunciou a Sextante Editora.
Katy Perry partilhou a sua vida como nunca antes durante uma maratona transmitida pelo Youtube, permitindo que as câmaras entrassem na sua casa por quatro dias consecutivos.
O Parlamento Europeu aprovou hoje a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.
O rapper norte-americano Diddy lidera a nova lista da Forbes das 100 celebridades que mais ganharam nos últimos 12 meses, à frente de Beyoncé, Cristiano Ronaldo ou J. K. Rowling.
A cantora Viviane apresenta o seu mais recente álbum, “Confidências”, numa digressão por seis palcos bálticos, que inicia na próxima sexta-feira em Talsi, na Letónia.
A cantora anglo-egípcia Natacha Atlas abre, hoje, o Ciclo Mundos do Teatro da Trindade, em Lisboa, que, até dezembro, também incluirá o cabo-verdiano Mário Lúcio, a libanesa Yasmine Hamdan e o nigeriano Keziah Jones, entre outros.
A estreia de um documentário radiofónico, na Casa Fernando Pessoa, com episódios da vida do escritor, e de um programa de rádio online sobre o poeta destacam-se nas iniciativas de hoje, dia de aniversário do autor de "Mensagem".
A companhia Trincheira Teatro, numa coprodução com o Teatrão, estreia na quinta-feira, em Coimbra, "Triste Sina de uma Coisa Feliz", um espetáculo criado a partir das letras de canções de fado.