A realizadora Margarida Gil estreia este mês, nos cinemas, o filme "Mar", uma ficção em movimento, confinada num veleiro, e que pergunta "porque é que a Europa se porta tão mal com os refugiados".
A atriz Anna Karina, um dos rostos do cinema novo francês dos anos 1960, cancelou a ida ao festival de cinema IndieLisboa, por razões de saúde, anunciou hoje a organização.
A Queima das Fitas de Coimbra arranca hoje com a Serenata Monumental na Sé Velha, seguindo-se oito noites de concertos na Praça da Canção, onde atuam, entre outros, 2manydjs, Dino D' Santiago e Capitão Fausto.
A “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, de Natália Correia, livro apreendido pela PIDE, que levou a autora a tribunal, foi agora republicado pela Ponto de Fuga, pela primeira vez com as ilustrações originais de Cruzeiro Seixas.
Bob Dylan foi distinguido em 2016 com o Nobel da Literatura. O músico norte-americano sobe hoje ao palco do Coliseu do Porto para um concerto único em Portugal, e esgotado desde o primeiro dia de venda de bilhetes, para o qual se espera um alinhamento cheio de clássicos.
O folclore português “e todas as suas manifestações artísticas” foram declarados património histórico e cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, com vista à preservação da cultura e da memória portuguesa.
O Presidente da República recordou hoje a carreira da compositora e cantora Dina, destacando a sua vitória no Festival da Canção com “Amor de Água Fresca”, bem como os trabalhos que fez para teatro e hinos de partidos políticos.
O cantor Dino D'Santiago foi o mais premiado na primeira edição dos Play - Prémios da Música Portuguesa, ao vencer três das 12 categorias, incluindo Melhor Artista Solo e Melhor Álbum.
Silva, Richie Campbell e Quim Barreiros são três dos nomes do cartaz das festas académicas Enterro da Gata, que vão decorrer de 10 a 17 de maio, em Braga.
A violência vai ser o mote da Queima e Rebentamento do Judas em Tondela, um espetáculo de teatro comunitário de rua que contará com a participação de mais de duas centenas de pessoas, no dia 20.
Concertos com Jorge Palma, Miguel Araújo e Márcia marcam a agenda cultural de Castelo Branco para o segundo trimestre do ano, que inclui ainda o espetáculo Por Terras de Zeca Afonso, um tributo à sua obra.
Na quarta temporada da série "This is Us", protagonizada por Mandy Moore e Milo Ventimiglia, "os mundos vão expandir-se de forma interessante", disse o criador Dan Fogelman no Paley Fest, prometendo um formato narrativo "ambicioso".
A cantora e bailarina Blaya é a mais nomeada aos Play - Prémios da Música Portuguesa, que serão entregues em abril, competindo em três categorias, incluído Melhor Artista Solo e Melhor Canção, com “Faz Gostoso”, foi hoje anunciado.
O Festival Jazz Lisboa, que irá juntar em palco, no Teatro São Luiz, músicos portugueses e estrangeiros, começa hoje com a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, que terá como convidado o baterista norte-americano John Hollenbeck.
O primeiro "Abraço a Moçambique" aconteceu no verão de 1985, por causa da fome e da seca no país, e mobilizou perto de meia centena de artistas numa canção que se tornou rosto de uma operação de ajuda.
O músico João Gil, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa, lançou hoje o desafio a todos os artistas lusófonos para participarem no "maior concerto do mundo" e, assim, angariarem fundos destinados a Moçambique, país afetado pelo ciclone Idai.
O grupo Companhia do Canto Popular, um novo projeto transversal da música de raiz portuguesa, gravará o primeiro álbum em abril, em Serpa, revelou hoje à agência Lusa o músico José Barros.
O Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu vai, entre 05 e 27 de abril, levar mais de 20 concertos a nove salas da cidade e permitir aos alunos de música contactarem com formadores de renome internacional.
“Ragnarok”, o mais recente romance da premiada escritora inglesa A.S. Byatt, que reconta os mitos nórdicos, foi publicado este mês pela Elsinore, juntando-se a outras adaptações contemporâneas de mitos clássicos que a editora tem estado a publicar.
O festival Dias da Música, do Centro Cultural de Belém, parte este ano do Coliseu do Porto, em 18 de abril, com “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Mendelssohn, seguindo para Coimbra, antes da abertura em Lisboa.