A fadista Carminho entra em 2024 a planear uma nova digressão internacional, a pensar já num novo álbum e a colher os frutos de experiências imprevistas, como entrar no filme “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos.
Duas pinturas roubadas em 2010 em Israel, uma de Pablo Picasso e outra de Marc Chagall, foram localizadas numa cave, com condições especiais de acondicionamento, na cidade belga de Antuérpia.
Os artistas portugueses Ana Lua Caiano, Bateu Matou, Expresso Transatlântico, Grand Sun, Lina_ e MARO atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa hoje em Groningen, nos Países Baixos.
A “vasta cultura da Guiné-Bissau” tem a partir do próximo dia 20 uma casa em Lisboa que promete albergar todos os agentes e promotores culturais deste país africano, dispostos a difundi-la ao mundo, segundo a presidente desta associação.
A Orquestra Maré do Amanhã (OMA), formada por jovens de uma favela do Rio de Janeiro, dará um concerto em Lisboa a 2 de fevereiro, após ser recebida em audiência pelo Papa, no Vaticano.
Uma nova edição crítica de “Os Lusíadas” prova pela primeira vez que houve uma contrafação à edição original, de 1572, esclarecendo uma dúvida que remonta ao século XVII, relativamente a diferenças entre cópias com a mesma data e tipografia.
O filme que retrata a história da icónica banda brasileira Mamonas Assassinas está a ter uma estreia de sucesso no Brasil e tem ambição de ser exibido nos cinemas em Portugal, disse à Lusa a produtora do filme.
O DJ de Braga Roger Milan inaugura em fevereiro as noites temáticas “Lisbon Lounge” em Los Angeles, concretizando um projeto em que vinha trabalhando há algum tempo para levar "vibrações portuguesas" à cidade norte-americana da Califórnia.
Os Xutos & Pontapés celebram hoje 45 anos de “rock à portuguesa”, com um concerto em Lisboa para 200 pessoas, já esgotado, e têm anunciada para este ano uma digressão destinada a comemorar a carreira do grupo.
Um livro de poemas inéditos de Júlio Pomar (1926-2018), muitos deles baseados em frases e provérbios populares, revelando uma expressão artística que se intensificou nos últimos anos da vida do pintor, vai ser lançado no domingo, em Lisboa.
O cantor Tony Carreira disse hoje que não vai recorrer da sentença que condenou a penas suspensas três arguidos do caso do acidente que vitimou a filha, apesar de estar insatisfeito com a decisão do Tribunal de Santarém.
Oito músicos da lusofonia juntaram-se para um espetáculo que celebra a cultura africana na obra de José Afonso e que se estreia no dia 27 na Casa das Artes de Famalicão, Braga.
Personalidades angolanas ligadas à política e cultura homenagearam na quinta-feira o músico e diplomata Rui Mingas, compositor de “Meninos do Huambo”, uma ponte musical entre Portugal e Angola celebrizada na voz do cantor Paulo de Carvalho.
O músico José Cid apresenta, em fevereiro em Lisboa e em março em Guimarães, um novo espetáculo que tem por base o álbum “10.000 anos depois entre Vénus e Marte”, editado originalmente em 1978, que é reeditado este ano.
Um espetáculo que celebra os 30 anos da banda 5.ª Punkada abre no sábado o festival Clap Your Hands, que decorre em Leiria até março com outras três noites e seis concertos de novos valores da música nacional.
O músico The Legendary Tigerman (Paulo Furtado) inicia este mês na Guarda uma nova digressão, em auditórios, que terá “muito mais eletrónica”, mas sem perder o ‘rock and roll’, o ‘punk’ e “a energia do costume”.
O Festival Quartetos de Cordas apresenta, nos próximos dias 20 e 21, seis agrupamentos, entre eles o Belcea Quartet que estreia uma peça de Julian Anderson no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi hoje divulgado.
A cidade de Paris inaugurou esta segunda-feira a rua David Bowie, no bairro 13 da capital francesa, no dia em que o lendário músico britânico, que morreu em 2016, completaria 77 anos.
O histórico editor de música Arnaldo Trindade, fundador da Orfeu, morreu, aos 89 anos, anunciou hoje a família nas redes sociais, sem adiantar mais pormenores.
A escritora portuguesa Alice Vieira recebe hoje, em Lisboa, o Prémio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil, atribuído em setembro passado pela Fundação SM.
Uma exposição com imagens do fotojornalista espanhol Gervasio Sánchez vai assinalar, a partir de segunda-feira, no Museu do Dinheiro, em Lisboa, os 25 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.
Joana de Sá, Inês Condeço e Nádia Schilling estão entre as artistas incluídas n a compilação “Not your fault”, que visa recolher fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).