O músico e compositor Fausto Bordalo Dias, que morreu hoje, em Lisboa, pegava na viola e cantava "esta vida a correr", como se ouve em "Atrás dos tempos vêm tempos", porque lhe dava felicidade e descanso de consciência.
O cantor e escritor Sérgio Godinho lamentou hoje a morte de Fausto, considerando que o músico e compositor “inventou uma estética muito própria” o que faz dele “alguém muito identitário”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do cantor e compositor Fausto Bordalo Dias e considerou que o seu legado musical se confunde com a própria história de Portugal.
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça arranca hoje no Mosteiro de Santa Maria com o Requiem de Fauré a iniciar uma programação que se estende até ao dia 03 de agosto com mais de 40 concertos.
O Governo designou o antigo secretário de Estado Luís Campos Ferreira para a presidência do Conselho de Fundadores da Casa da Música, no Porto, sucedendo a Luís Valente de Oliveira, anunciou hoje o Ministério da Cultura.
Os 20 anos do Festival MED serão comemorados entre hoje e domingo no centro histórico de Loulé, com um total de 90 horas de música portuguesa e internacional, 54 concertos e 378 músicos de 31 países.
O "Rapper do Povo", Azagaia, vai ser, pela segunda vez, homenageado em Lisboa, sexta-feira, através da celebração da sua arte, na Casa Independente, disse à Lusa uma das curadoras do evento, a jornalista Magda Burity.
O novo canal Now, da Medialivre, alcançou um 'share' de 0,5% na semana de estreia, e ficou na 23.ª posição entre pagos mais vistos, de acordo com análise para a Lusa da Universal McCann (UM).
A Medialivre anunciou hoje a conclusão da compra da Rádio SBSR, que emite em 90.4 na Grande Lisboa, e da Rádio Festival, que emite no Grande Porto em 94.8, operação que se enquadra na estratégia de crescimento do grupo.
O realizador Luis Sequeira apresenta hoje na Guarda um filme sobre os programas de discos pedidos em que os ouvintes escolhiam a música para passar na rádio, com a participação de antigos colaboradores da Rádio Altitude.
A atriz e dramaturga Keli Freitas vai estrear, na sexta-feira, em Guimarães, o espetáculo “Volta para a tua terra”, que cruza pensamentos sobre o sentimento de pertença a partir da sua própria vida e da vida da bisavó portuguesa.
A ópera “Trilogia das Barcas”, de Joly Braga Santos, sobe à cena na sexta-feira no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, sob a direção musical do maestro José Eduardo Gomes, no âmbito das celebrações do centenário do compositor.
O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, recebeu mais cinco mil peças para o seu acervo nos últimos 60 anos, o mesmo período que aguarda por obras de expansão, anunciadas este ano para edifícios que já foram adquiridos na Avenida 24 de julho.
O filme “Mal Viver”, de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor é anunciado hoje, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.
A partir do anúncio que Agustina Bessa-Luís publicou aos 22 anos para se corresponder com “pessoa inteligente e culta”, Joana Bértholo criou uma novela que faz a ponte com a atualidade através de duas jovens e as aplicações de encontros.
A atriz Charlize Theron criticou esta madrugada os ataques que têm sido dirigidos à comunidade de drag queens nos Estados Unidos, durante a primeira Celebração do Cinema e Televisão LGBTQ+ da Critics Choice Association em Los Angeles.
O festival Primavera Sound Porto realiza-se entre hoje e sábado no Parque da Cidade, com SZA, PJ Harvey, Mitski, Lana del Rey, Justice, Pulp e The National como cabeças de cartaz.
O festival Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade, no Porto, entre quinta-feira e sábado, com um cartaz maioritariamente feminino, sem o palco dedicado à eletrónica e um teste real ao novo recinto estreado na edição do ano passado.
O festival Serralves em Festa, no Porto, conta a partir das 18:00 de hoje com 50 horas de programação cultural consecutivas, com a participação de artistas como Tangerine Dream, Agnès Geoffray e África Negra, entre outros.
O realizador Luís Filipe Rocha acredita que “o território da família chega e sobra para contar a história da Humanidade” e um exemplo disso é o filme “O teu rosto será o último”, que se estreia em 6 de junho.
O cinema era a ambição do escritor J. Rentes de Carvalho, mas o dinheiro não chegava para pagar as aulas que frequentou em França, então teve de "seguir a literatura”, como confessou em entrevista à agência Lusa.
Os Blind Zero celebram hoje 30 anos de carreira com um concerto no Porto, de onde são originários, no qual vão também apresentar temas do novo álbum, a editar na sexta-feira, que representa um olhar para o futuro.
A 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa começa hoje, no Parque Eduardo VII, naquela que será, segundo a organização, a maior de sempre, com um horário alargado e melhorias ao nível da acessibilidade.