A Noite da Literatura Europeia, que em anos anteriores esteve integrada nas Festas de Lisboa, realiza-se este ano em formato “radiofónico”, com leituras de excertos de obras para ouvir depois do jantar, nos dias 27 e 28 de junho.
O gnration, em Braga, regressa ao ativo no dia 03 de julho, com um concerto do saxofonista britânico Andy Sheppard e do baterista português Mário Costa, no âmbito do ciclo “Julho é de Jazz”, foi hoje anunciado.
O vencedor do prémio literário angolano Jardim do Livro Infantil edição 2020, anulado por plágio, assumiu hoje ter copiado a obra na internet e pediu desculpas aos angolanos, considerando-se "arrependido" e "literalmente morto" pelas mensagens de repúdio.
A actriz Maria José, com uma carreira que se estende por mais de 80 anos, dos palcos de revista, na infância, à televisão da atualidade, morreu hoje, em Lisboa, aos 92 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.
O Teatro Nacional de São João, no Porto, anunciou hoje a retoma da programação artística em julho, com três sessões da peça “Castro”, de António Ferreira, exclusiva e gratuita, para profissionais de saúde, proteção civil e “Amigos” do TNSJ.
Alguns músicos da cidade do Porto lamentaram hoje que a Câmara Municipal de Porto mantenha “um silêncio ensurdecedor” sobre os apoios ao setor cultural no município, durante a pandemia de COVID-19, e como pretende distribuir os fundos anunciados pelo Governo.
A norte-americana Kali Uchis, o português Slow J e os britânicos Jungle vão atuar na 26.ª edição do festival Super Bock Super Rock (SBSR), em Sesimbra, que, devido à COVID-19, foi adiada para 2021, foi hoje anunciado.
Mais de 1500 trabalhadores da cultura manifestaram-se na quinta-feira na Praça do Rossio, em Lisboa, contra a falta de apoios a um setor maioritariamente precário e que sofre efeitos “catastróficos” com a paragem da atividade, devido à pandemia de COVID-19.
O escritor japonês Haruki Murakami vai publicar em 18 de julho uma coleção de contos, a primeira obra do autor em três anos, depois do romance "A Morte do Comendador" (2017), foi hoje anunciado.
O funeral da escritora portuguesa Maria Velho da Costa, que morreu a 23 de maio, aos 81 anos, realiza-se no domingo, em Lisboa, revelou hoje a família.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte do poeta, tradutor e ator Manuel Cintra, autor de livros como "Do Lado de Dentro" e "Alçapão", aos 64 anos.
Um grupo de músicos e de técnicos de audiovisual juntaram-se na Fábrica da Criatividade de Castelo Branco e criaram uma série de quatro programas musicais que o município local vai distribuir pelos lares do concelho, foi hoje anunciado.
O poeta, tradutor e ator Manuel Cintra, autor de livros como "Do Lado de Dentro" e "Alçapão", morreu em Lisboa, aos 64 anos, disse hoje à agência Lusa fonte próxima da família.
Profissionais do setor da Cultura juntam-se hoje, pelas 18:00, em protestos em Lisboa, Porto e Faro no âmbito da manifestação nacional “Parados. Nunca calados”, promovida pelo sindicato CENA-STE.
O Presidente da República considerou que o regresso dos espetáculos culturais é fundamental e manifestou a expectativa de que antes do inverno as autarquias reprogramem muitos dos que foram cancelados devido à pandemia de COVID-19.
O Campo Pequeno, em Lisboa, voltou a abrir portas para a primeira noite de "Deixem o Pimba em Paz", espetáculo de humorista Bruno Nogueira e da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo. O espetáculo decorreu na noite desta segunda-feira, dia 1 de junho, o primeiro dia da reabertura de salas de espetáculo
A ânsia de uns em voltar a assistir a um concerto e a curiosidade de outros em conhecer a Casa da Música levaram esta segunda-feira mais de 170 espectadores a estarem presentes na reabertura deste equipamento cultural do Porto.
A primeira edição do festival Jardins do Marquês Oeiras Valley, que deveria acontecer em julho em Oeiras e cujo cartaz incluía Cat Stevens e Rufus Wainwright, já só irá realizar-se em 2021, foi hoje anunciado.
Projetos nas áreas da dança, do teatro, envolvendo cruzamentos disciplinares, escrita e reflexão em artes performativas, estão entre os 11 selecionados para o programa “Reclamar Tempo – Pesquisa e Investigação Artística”, hoje anunciados pelo Teatro Municipal do Porto.
Ao fim de dois meses parados, por causa da COVID-19, os músicos da Orquestra Gulbenkian voltaram esta semana aos ensaios, em pequenas formações, para a própria Fundação Calouste Gulbenkian testar protocolos, a pensar na próxima temporada de música.
A 3.ª edição do renovado festival Matosinhos em Jazz, que deveria decorrer ao longo do mês de julho naquela cidade do distrito do Porto, já só irá realizar-se em 2021, anunciou hoje a organização.
O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de COVID-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la em setembro.