
Era uma vez nove ilhas longínquas, conhecidas como Açores, às quais só se conseguia chegar depois de intermináveis viagens de barco, e das quais só era possível partir quando se perdia o medo de enfrentar a imensidão do mar.
É a esse lugar – ora real, ora imaginado – que a cineasta Amaya Sumpsi pretende chegar quando embarca na sua peculiar viagem a bordo dos rápidos e modernos ferries que ligam hoje estas ilhas do Atlântico. No seu périplo, encontra velhas histórias de mar, folhas de diários perdidos e fotografias antigas que a hipnotizam: há horizontes repletos de barcos, comandantes e contra-mestres, há pianos nos salões da primeira classe, gado que viaja junto à terceira e caixeiros-viajantes, há militares, muitos estudantes, alguns namoros e tantos enjoos, há nascimentos a bordo e dias de São Vapor, há tempestades e um medo terrível à morte. A cada milha navegada, o lento vagar dos antigos iates e vapores enfeitiça a imagem presente, e do movimento lento das ondas emerge esse outro mundo sensorial em que não há aviões "low cost" nem pressa para nada.
“Entre Ilhas” sustém o fôlego para imaginar os Açores assim: ilhas centro, ilhas periferia, ilhas isoladas, ilhas cosmopolitas.
30 DE JUNHO NOS CINEMAS
PASSATEMPO
A Zero em Comportamento e o SAPO Mag têm para oferecer:
* 5 bilhetes duplos para os Cinemas City Alegro Setúbal, a 6 de julho, pelas 19h50 (*);
* 5 bilhetes duplos para os Cinemas City Leiria, a 6 de julho, pelas 19h50 (*);
(*) Os premiados receberão vouchers enviados pela Zero em Comportamento para serem trocados por bilhetes nos cinemas a partir do momento da receção e até ao início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. A participação neste passatempo pressupõe que dá a concordância para que o seu contacto de e-mail seja fornecido à distribuidora para esse (e apenas esse) efeito caso seja premiado(a).