Spacey, de 62 anos, "comparecerá na manhã de quinta-feira, 16 de junho" depois de ser formalmente acusado de quatro acusações de agressão sexual a três homens e de "pressionar uma pessoa a envolver-se em atividade sexual com penetração sem o seu consentimento", anunciou a Scotland Yard.
No final de maio, a Promotoria britânica havia autorizado o indiciamento do ator de "House of Cards" por essas acusações, que remontam ao período entre março de 2005 e abril de 2013.
O norte-americano, que em 2017 viu a sua carreira de destruída por acusações nos Estados Unidos, posteriormente retiradas, declarou-se "dececionado" com a decisão da Justiça britânica, mas anunciou a sua intenção de comparecer ao tribunal para "provar [a sua] inocência".
De acordo com a polícia de Londres, os denunciantes, cujos nomes não foram divulgados, têm atualmente entre 30 e 40 anos.
A Scotland Yard abriu uma investigação após receber denúncias contra a estrela de Hollywood por supostas agressões que teriam sido parcialmente cometidas no bairro londrino de Lambeth. Ali fica o famoso teatro Old Vic, do qual Spacey foi diretor artístico entre 2004 e 2015 .
Vencedor de dois Óscares, Spacey, o ator do filme "Beleza Americana" (1999) e da série "House of Cards", foi alvo de diversas denúncias nos Estados Unidos por assédio e agressão sexual em 2017.
O norte-americano foi inicialmente acusado no estado de Massachusetts por ter colocado as mãos no órgão sexual de um homem de 18 anos num bar, depois de o ter embriagado, em julho de 2016. Essas acusações foram retiradas em 2019.
A onda de acusações que encerrou a sua carreira foi concomitante ao surgimento do movimento #MeToo, que nasceu a partir do caso do produtor de cinema norte-americano Harvey Weinstein.
A última aparição de Spacey nos ecrãs remonta a 2018, com a estreia do filme "Clube dos Bilionários".
Comentários