O ciclo tem previsto cinco concertos até 12 de junho, abrindo com os ensembles CrescenDuo e Cordavoce, da classe de Música Antiga, que surgiu no ano letivo de 2012/13, orientada pela professora Helena Raposo.
"Estamos procurando sanar as dificuldades que temos em arranjar salas para nos apresentar. O Museu da Música, na figura de sua diretora, abriu a porta para a EMCN e somos muito gratos", afirmou a direção da escola à agência Lusa.
"Somos uma escola pública e não temos meios para alugar salas de espetáculos e teatros. e não tem sido fácil cumprir a missão de colocar os nossos alunos em contexto de trabalho, quando os teatros nos fecham a porta", sublinhou.
Sobre o ciclo, a mesma fonte adiantou que "alguns concertos são temáticos, como o primeiro de música antiga [na terça-feira]; outros programas apresentarão sonoridades variadas e combinadas, com solistas e grupos de câmara".
"A atmosfera do Museu da Música [instalado na estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa], assim como a evidência da sua importância, propicia a apresentação dos nossos melhores alunos para este ciclo", acrescentou.
No concerto de terça-feira às 17:30, os dois grupos apresentam um programa que inclui obras do barroco italiano e inglês escritas para voz e baixo contínuo, em que "todo o repertório desta altura é movido pela 'espressione' do texto com o suporte da música", segundo comunicado do Museu da Música.
Os programas que os dois ensembles vão apresentar incluem peças de Thomas Campion, John Dowland, Tarquitino Merula, Giovani Stefani, Claudio Monteverdi e de Giovani Sances, pelo CrescenDuo, enquanto o Cordavoce interpretará um programa constituído por seis composições de Henry Purcell, e três de Claudio Monteverdi.
O CrescenDuo é formado por Ema Sá (soprano) e Francisco Alpoim (baixo continu), enquanto o Cordavoce por Catarina Carvalho, Matilde Lopes (sopranos), Mariana Santos, Inês Trindade e Jasmin Mandillo (baixo continuo).
A classe de Música Antiga apresenta grupos diversificados, instrumentais, vocais e vocais-instrumentais,tendo já atuado em festivais e concursos, tais como o Prémio RDP/Antena2 Jovens Músicos, os Encontros de Música Antiga de Loulé e o Festival Reencontros em Sintra.
A direção da EMCN realçou à Lusa que "todos os alunos são avaliados em palco, desde o início, na prova de acesso ao Conservatório".
"É necessário que atuem para um público variado e fora de casa. Uma vez que estamos dando formação para futuros músicos profissionais, é importante que vivenciem estas situações", sublinhou a mesma fonte.
Os alunos que vão participar nos cinco concertos previstos pelo ciclo "são indicados pelos professores de instrumento ou outros, mas também a Associação de Estudantes pode propor programas que serão analisados pela direção e pelo departamento de imagem e produção", explicou a direção da EMCN.
O segundo concerto do ciclo está previsto para o dia 13 de março com "um programa a anunciar".
O Conservatório Nacional de Música, no Bairro Alto, em Lisboa, foi criado em 1835, muito devido à ação do compositor João Domingos Bomtempo (1775-1842), depois de ter fechado portas o Seminário da Patriarcal, em 1834, praticamente a única instituição pública de ensino da música no país, apesar de funcionar na esfera da Igreja. Em 1836 juntou-se ao Conservatório Nacional de Arte Dramática, criado por Almeida Garrett.
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