
O Montepio Associação Mutualista recebe no seu espaço cultural – atmosfera m –, em Lisboa, a exposição "Os Estúpidos", de Robert Panda. A mostra, que estará presente em várias salas do atmosfera m, apresenta o projeto de instalação escultórica urbana "Stupid People", que pretende lançar um olhar filosófico sobre a apatia contemporânea nas sociedades urbanas. A exposição tem inauguração marcada para hoje, dia 2 de abril, às 18h30 e conta com a presença do autor.
A instalação propõe explorar "as relações entre o indivíduo e a sociedade" e mergulhar em temas como "a alienação, o consumismo exacerbado e as tensões psicológicas que permeiam a vida urbana", para colocar o público frente a frente com um reflexo do que pode significar ser "estúpido" na sociedade atual.

"Estamos muito entusiasmados por, uma vez mais, recebermos no espaço do Montepio Associação Mutualista um projeto tão inovador como 'Os Estúpidos'. É um projeto inovador que está em perfeita sintonia com a missão do atmosfera m, um espaço que quer promover o encontro, a reflexão e a dinamização cultural", refere Rita Pinho Branco, diretora de Comunicação e Marketing do Montepio Associação Mutualista, em comunicado.
"Esta exposição é uma oportunidade única para mostrar a mensagem por trás deste projeto: mostrar que a arte pode estar em todos os lugares, unir as pessoas e quebrar barreiras. Espero que o público se divirta e que interaja com os estúpidos", menciona Robert Panda, fundador e artista do projeto.
Nascido em 1982, Robert Panda iniciou a carreira artística no mundo do graffiti. Em 2011 lançou a primeira obra do projeto "Os Estúpidos" num aterro sanitário perto de Ponta Delgada, em São Miguel, que tinha como objetivo criticar o consumismo e o desperdício humano. Desde 2013, além do espaço público, o projeto tem marcado presença em diversos eventos reconhecidos em Portugal, como o Festival Paredes de Coura, o Festival Iminente e o Lisbon Week, mas também internacionalmente, tendo chegado ao Brasil, França, Inglaterra e Espanha.
Comentários