A hashtag #BookTok aparece cada vez mais na rede social devido ao grande número de leitores que publicam críticas.
Para alguns pode parece estranho uma plataforma conhecida pelos seus vídeos curtos, com efeitos visuais ou música, incentivar à leitura, atividade que exige um certo grau de concentração.
No entanto, a aplicação tornou-se um formato eficaz para a apresentação das obras favoritas dos utilizadores e, em alguns casos, aumentar a popularidade dos livros.
Devido a esta crescente influência, pela primeira vez a Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento do mundo dedicado à literatura, tornou o TikTok um dos seus parceiros.
A tendência "é super importante para mim", diz Sarah Sprinz, autora do livro best-seller "Dunbridge Academy", ambientado num internato da Escócia.
"Acho que contribuiu para o meu sucesso, porque vi muitos vídeos que recomendavam os meus livros", comentou a escritora em entrevista à AFP durante a feira.
Sprinz, de 26 anos, acredita que o TikTok oferece um canal particularmente adequado para atrair novos públicos e fomentar o prazer da leitura entre os mais jovens.
"Impacto na venda de livros"
"Acredito que tenho de estar em todos os canais que permitem a leitura ou façam as pessoas lerem", diz o suíço Joël Dicker, autor do sucesso de vendas "A Verdade sobre o Caso Harry Quebert".
A plataforma tornou-se "um espaço onde os livros são recomendados e descobertos, mas também onde as críticas são partilhadas ou a cultura dos fãs é explorada", explica Tobias Henning, diretor da aplicação na Alemanha, leste e oeste da Europa. E isso "tem um impacto real nas vendas de livros no mundo", observa.
"Gosto de novos romances adultos e tento postar um ou dois vídeos por semana", disse Sofia Reinbold, de 17 anos, à AFP. Ela visitou a Feira de Frankfurt após saber sobre o evento na aplicação de vídeos.
"Muitas vezes recebo comentários de seguidores que leem minhas recomendações e acabam por comprar os livros", conta Reibold.
A autora Sarah Sprinz explica o fenómeno #BookTok em duas partes. A primeira por ser uma plataforma visual que permite mostrar pensamentos sobre as suas leituras, a outra, o aceleramento da tendência devido ao confinamento na pandemia.
“Muitas pessoas podem ter-se sentido solitárias e isoladas”, e o TikTok ajudou-as a “encontrar hobbies comuns, como ler”, supõe Sprinz. “O TikTok e o #BookTok são uma espécie de multiplicadores e uma boa oportunidade para recomendar livros”, mas a escritora destaca que há uma condição necessária acima de tudo: “O livro tem de ser bom”.
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