Nesta noite chuvosa de inverno, o Clube Ferroviário de Lisboa acolheu calorosamente o novo caracol que anda a fazer furor por todo o Portugal.
Com apenas um álbum, "Devagar", editado e lançado este ano, Luíz Caracol e a sua banda deram a conhecer todas as suas facetas num concerto único e animado.
Eram 21h30 quando os visitantes se começaram a aglomerar perto do pequeno palco montado num espaço com poucos metros quadrados, não demorando muito tempo até a sala ficar completamente apinhada de gente.
Famílias inteiras esperavam calmamente a chegada do cantor, sendo que as crianças foram as primeiras a ocupar os lugares de destaque, sentadas junto ao palco onde tudo iria acontecer.
Após balançarmos ao som das músicas colocadas por um DJ, foi a vez de vermos chegar, por entre a multidão, Luiz Caracol e a sua banda. Uma onda de assobios fez-se ouvir quando o mesmo pisou o palco e fez com que a grande noite começasse, surpreendendo toda a plateia com músicas cheias de ritmo e alegria, não tivesse o Caracol raízes angolanas.
Assim, durante todo o concerto fomos transportados para outra dimensão, onde podíamos imaginar cenários de danças africanas e sonoridades completamente diferentes da que estamos habituados a ouvir na nossa típica música portuguesa.
E era isso que Carlos Lopes, percussionista, fazia tão bem. Pandeireta, cavaquinho, maracas, tambores e até mesmo vasos de barro faziam parte dos seus instrumentos. Um verdadeiro mestre na área da percussão, que fez vibrar o público com as rápidas trocas de instrumentos.
Num reportório que incluiu apenas as faixas do seu primeiro e único álbum, o cantor ainda contou com alguns convidados. Entre eles, uma dupla vinda do outro lado do oceano, os brasileiros "Couple Coffee", uma banda formada por Luana Cozetti (voz) e Norton Daiello (baixo), que roubaram risos da plateia ao brincarem com o cantor que se mostrava nervoso por estar a cantar, pela primeira vez, o tema "Não sei..." ao vivo. "É a primeira vez Caracol?", concluiu a cantora luso-brasileira no final do tema, soltando mais gargalhadas da plateia.
Para além desta dupla imbatível, a noite contou com mais uma grande referência da música luso-portuguesa, Sara Tavares, que acompanhou o cantor na música “Tava na tua”.
Contudo, um dos momentos mais altos na noite passou sem dúvida pelos sucessos: “Samba do bairro” e “Isto”. Músicas que fizeram com que os fãs mostrassem os seus dotes vocais, ao acompanharem o cantor em perfeita sintonia.
Foi este o último concerto do ano de Luíz Caracol que se caracterizou num ambiente bastante familiar e intimista, bem como uma promessa deixada pelo cantor: “Eu prometo que quando tiver 3 discos toco as músicas todas”. Uma promessa que decerto não vamos esquecer.
Comentários