Aníbal Augusto Milhais foi um soldado raso que combateu na Primeira Guerra Mundial e ganhou fama quando se bateu sozinho contra os alemães para ajudar à retirada das forças aliadas, durante a Batalha de La Lys. Na sexta-feira assinalam-se os 103 anos desta batalha que ocorreu na Flandres, Bélgica.
A sua casa na aldeia de Valongo de Milhais, no concelho de Murça, distrito de Vila Real, está, agora, a ser recuperada para ser transformada num centro interpretativo onde se possa conhecer a sua história, a vida da época na localidade e momentos da Grande Guerra. A obra deve estar concluída em outubro.
“Vamos criar um espaço de referência ao que foi Aníbal Augusto Milhais, conhecido por herói Milhões, e que, de facto, é um ícone no nosso concelho por tudo aquilo que representa”, afirmou o presidente da autarquia, Mário Artur Lopes.
A casa foi cedida pela família de Aníbal Augusto Milhais, que há muitos anos reclamava a recuperação da habitação. O soldado morreu há 50 anos.
“Já ao tempo que ela (a casa) devia estar feita”, afirmou o filho António Milhões, de 87 anos.
Também Berta Moreira, com 83 anos e nora do soldado, mostrou-se satisfeita por finalmente ver a obra a acontecer depois de “muitas promessas” e disse que este era também um sonho do seu marido, falecido há 26 anos.
Berta recordou um sogro amigo da família, pouco falador e que às vezes, ao serão, contava as histórias da guerra.
“O meu pai quanto tinha, quanto nos dava, não podia ser melhor. (…) Trabalhou muito no campo e nós levamos-lhe comida descalços”, apontou ainda António Milhões.
Por causa do estado de degradação, a casa foi demolida e vai ser reconstruída, preservando os seus traços originais exteriores.
No interior haverá um espaço aberto com imagens e elementos multimédia que levarão os visitantes numa viagem à época em que viveu o soldado raso.
O investimento ronda os 270 mil euros, com financiamento do programa Valorizar.
Mário Artur Lopes referiu que já são muitas as pessoas que vão a Murça para “saber sobre a vida do herói milhões” e tentar perceber quem ele foi.
Agora, pretende-se melhorar as condições de acolhimento e também criar mais um polo de atração turística a este território.
O autarca acrescentou que vai ainda ser criado um trilho pedestre de cerca de seis quilómetros pelos percursos percorridos antigamente entre a localidade e a praceta Herói Milhões, na vila de Murça.
Milhais acabou por ficar conhecido como o soldado Milhões, um epíteto que nasceu com o elogio do seu comandante, Ferreira do Amaral: "Tu és Milhais, mas vales milhões".
Foi em abril de 1918, durante a Batalha de La Lys, que os seus atos de bravura lhe valeram a mais alta condecoração militar nacional, a Ordem de Torre e Espada.
Após a guerra e a condecoração, o soldado regressou à sua terra natal. Tornou-se agricultor, casou e teve nove filhos, sete dos quais chegaram à idade adulta.
Aníbal Augusto Milhais morreu aos 75 anos em Valongo, a aldeia do concelho de Murça que adotou o nome de Milhais em sua homenagem.
Comentários