“Atreve-te em casa a cantar, recitar ou tocar um tema deste cantor e compositor, nascido em 1929, que teve uma carreira profissional, artística e política muito ativa”, desafia a Câmara.
Segundo um comunicado de imprensa, também divulgado nas redes sociais, a escolha de Zeca Afonso para o desafio é por se estar no mês de abril e “porque a história remonta a este homem de fortes convicções”.
“Com as suas canções, baladas e prosas lutou pela liberdade num período revolucionário que marcou as nossas vidas, o 25 de Abril de 1974, transformando-se num símbolo da resistência democrática”, justifica.
E numa comparação ao atual momento que se vive, com a ditadura de antes do 25 de Abril, a autarquia diz que “também este período que se está a viver, face à evolução epidemiológica da pandemia COVID-19, condiciona a liberdade e a forma de estar no mundo”.
Neste sentido, desafia os cidadãos a darem asas à imaginação e a partilharem os vídeos com a autarquia, através do e-mail gabcomunicacao@cm-ofrades.pt, até ao dia 24 de abril, de forma a “assinalar esta data revolucionária que marcou a história” de Portugal.
A nível global, a pandemia de COVID-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 599 pessoas das 18.091 registadas como infetadas.
Comentários