A Fundação Calouste Gulbenkian vai disponibilizar online o seu acervo editorial, composto por centenas de edições e textos clássicos, cinquenta e dois dos quais estão já acessíveis ao público, anunciou hoje a instituição.
Trata-se de “obras fundamentais para a cultura portuguesa, para o ensino universitário e para o conhecimento em geral”, que vão ser disponibilizadas aos leitores de forma faseada até ao final do próximo ano, no âmbito de uma nova política da fundação que prevê tornar acessível, a todo o público, clássicos da cultura mundial e também obras marcantes da cultura portuguesa.
Cinquenta e dois títulos da Coleção de Textos Clássicos estão já disponíveis, enquanto as restantes coleções - Cultura Portuguesa e Manuais Universitários – se encontram em processo de seleção e tratamento digital para futura reedição em suporte digital.
Além das obras destas coleções, a Gulbenkian vai também disponibilizar por via digital, com acesso gratuito e universal, ensaios, atas de colóquios, relatórios e outros textos relativos aos seus programas e projetos, assim como algumas das mais significativas edições da Delegação da Fundação Gulbenkian em Paris.
Comentários