Acordamos com o “bom dia” da rádio e fazemos logo “login” com o mundo através do nosso smartphone com uma capa bonitinha. Ao almoço,  olhamos o mundo pelo pequeno ecrã. Às vezes folheamos um jornal ou uma revista. Às quintas-feiras (se houver uns trocos na carteira), vamos ao cinema….Se não formos, temos a “Manela” e as novelas na televisão. Além disto tudo, temos sempre o mundo à distância de um click no computador e nos tablets. Se conseguiríamos passar um dia sem estas coisas? Provavelmente sim... Mas ninguém se atreve.

Todos os dias a todas as horas estamos ligados aos media e raramente pensamos na importância que têm nas nossas vidas. Mas esta semana é a semana para parar e pensar. Missão difícil? Talvez, mas as várias atividades promovidas pela iniciativa “7 dias com os Media” ajudam.

Até dia 9 de maio vão decorrer diversas iniciativas com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para o papel e lugar que os media ocupam nas nossas vidas. Por todo o país, cidadãos, instituições e empresas promovem a iniciativa “7 dias com os media”. Por isso, esta semana não há um cartaz, há muitos. Só na Universidade do Minho (Braga) estão previstas 24 actividades todas elas desenvolvidas por alunos de Ciências da Comunicação.

Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo, Multimédia, Música, (pausa para respirar) Cinema, Fotografia (incluindo as selfies!), Humor, Rádio, Televisão… Enfim, um grande leque de temas que serão esmiuçados em palestras, jogos, debates, exposições, etc.

Além das iniciativas promovidas pelos os alunos da academia minhota, no dia 9 de maio, também no âmbito da iniciativa dos 7 dias com os media, irá realizar-se um Workshop sobre Literacia Visual com Isabel Calado (ESEC).

O SAPO ON THE HOP como gargareja no mundo dos media vai marcar presença nas actividades desenvolvidas pelos alunos da Universidade do Minho!

Actividades:

  • Face to Face with Media (Speed-Dating com Maria Valente - Assessora de Imprensa do Festival Marés Vivas; Álvaro Costa; Bruno Moreira - realizador; Gonçalo Delgado - fotojornalista; e actuação de Pedro Gonçalves - The Voice Portugal) - 6 de Maio às 14h30 no ICS (UMinho)
  • A importância das Fandoms nas produções mediáticas (Grupo focal sobre as "Fandoms") - 6 de Maio às 15h00 no ICS (UMinho)
  • Brigada dos Media - 7 de Maio às 14h00 na Avenida Central em Braga
  • O Humor na rádio (palestra) - 7 de Maio às 15h00 no Auditório de Engenharia da Universidade do Minho
  • Mundo Oculto (exposição de documentos censurados) - 7 de Maio na sala 110 do CPII (UMinho)
  • Como escrever em Moda? - workshop - 8 de Maio às 11h na Escola de Direito da Universidade do Minho
  • STOP.COM: Semana Tremendamente Oportuna para Comunicar (jogo do Stop sobre os Media) - manhã de 8 de Maio no CPII (UMinho)
  • 40 anos de Publicidade pós 25 de abril - exposição de 6 a 7 de Maio no CPII (UMinho)