A 20.ª edição do festival, marcada de 3 a 7 de agosto, foi apresentada em Lisboa, com a organização a destacar alguns dos artistas do cartaz - como Wiz Khalifa, Sia, Seu Jorge e os DJ Steve Aoki e Martin Garrix -, mas também a dar importância a tudo o resto que compõe o evento, como, por exemplo e pela primeira vez, cinema ao livre.
Quase duas décadas depois, o MEO Sudoeste já não é só um festival de música. Na conferência de imprensa, a organização falou nas melhorias feitas no recinto, com cerca de 200 hectares, para os milhares de espectadores que acampam próximo dos palcos.
No recinto, haverá serviço de lavandaria, cozinha comunitária, parceria com uma cadeia de hipermercados e com o Banco Alimentar, para evitar desperdícios, rede de Internet gratuita e pontos de carregamentos de telemóveis.
"Quisemos criar uma identidade própria, mas uma coisa se mantém: é o espírito da tribo, de vir um grupo de amigos. É um festival comunitário. Ninguém vai sozinho para o festival", afirmou Luís Montez à Lusa.
O espectador do Sudoeste tem entre 17 e 25 anos e é, sobretudo, estudante universitário. "Estamos focados para a malta nova, que esteve o ano inteiro a levar com os professores, com os pais, com os patrões e que agora quer uma semana de liberdade, a fazer o que lhe apetece, com os amigos, junto à praia e com boa música", disse Luís Montez.
Jwana Godinho, responsável pelo cartaz, afirmou que "houve uma grande evolução do estilo musical" do festival, que conta hoje com muito mais artistas das múltiplas ramificações da música eletrónica e que têm grande popularidade nas rádios e, sobretudo, na Internet.
Por dia são esperados entre 35 e 40 mil pessoas, para ver artistas como Damian Marley, Seu Jorge, C4Pedro, James Morrison, Steve Angello e muitos nomes portugueses, como ÁTOA, Jimmy P, Virgul, Kura, Slow J, Nerve, Deau, João Pedro Pais e NBC, repartidos por três palcos.
Haverá ainda um quarto e novo palco, cuja programação não foi anunciada.
Toda a programação e condições de acesso ao festival estão disponíveis em www.meosudoeste.pt
Comentários