Desde o final dos anos 1950, Stanko transitava entre cenas artísticas, primeiro na Polónia e depois no mundo, em busca de novas inspirações e linguagens musicais. O trompetista desenvolveu uma estética entre a tradição bebop, experimentação e música contemporânea improvisada.

As suas atuações ao lado de outros ícones do jazz mundial e os seus quarenta discos, incluindo pela alemã ECM, renderam-lhe muitos prémios nos Estados Unidos e na Europa.

O músico foi o primeiro vencedor do European Jazz Prize do Austrian Music Office em 2002. Em 2013, a Academia Francesa de Jazz concedeu-lhe o Prix du Musicien Européen.

"Tudo me inspira", disse numa antiga entrevista à AFP. "O mundo oferece-nos quantidades incríveis de obras geniais. Em todos os cantos do mundo, sempre houve artistas geniais, e na nossa era da comunicação e informação podemos finalmente conhecê-los", disse ele.

Natural de Rzeszow, fez parte de uma geração de músicos de jazz polacos que aderiu na década de 1960 a esta nova linguagem musical, graças ao programa "Voice of America" ​​e aos primeiros discos de jazz que cruzaram a Cortina de Ferro.

"Para mim, tudo começou com o jazz moderno: Miles Davis, John Coltrane e Chet Baker", relatava Stanko. Foi ouvindo-os que ele trocou o piano clássico e o violino pelo trompete.

"Na altura, eu estava imerso no existencialismo, na nova onda do cinema francês e no neorrealismo italiano: pintura, livros de Faulkner e Joyce, boémia parisiense... Tudo me inspirava", lembrou.

"Os encontros com pessoas são muito importantes", frisou, assim como é o local do concerto: quer seja no magnífico silêncio do mausoléu indiano Taj Mahal ou numa sala ou tomada pela febre revolucionária Laranja da Ucrânia.