Na emissão da passada sexta-feira, dia 10 de janeiro, da "Praça da Alegria", da RTP1, Jorge Gabriel caracterizou-se como Rei Mago Baltazar, pintando a cara de preto. O momento deu que falar nas redes sociais e várias espectadores criticaram o apresentador por feito blackface, considera é uma prática racista em que pessoas brancas pintam o rosto de preto para imitar e estereotipar pessoas negras, perpetuando discriminação e preconceitos.
Esta segunda-feira, 13 de janeiro, a dupla de apresentadores pediu desculpa em direto. "A Direção de Programas pediu-nos para ler o seguinte comunicado. No último programa, numa homenagem aos Reis Magos, a caracterização de Jorge Gabriel como rei Baltazar gerou desconforto em alguns telespectadores", começou por ler a apresentadora da RTP1.
"Reconhecemos que esta situação não devia ter acontecido e, pelo facto, pedimos desculpa", frisou Jorge Gabriel. "Em momento algum, o 'Praça da Alegria' teve a intenção de ofender a sensibilidade dos nossos telespectadores”, acrescentou Sónia Araújo.
O apresentador sublinhou ainda que o programa das manhãs da RTP1 "continuará a ser um espaço inclusivo e de respeito pelo nosso público".
Comentários