A sala de cinema do
Instituto Franco-Português dedica este primeiro mês do ano de 2009 aos Filmes de Animação.
Uma programação para toda a família que promete prolongar os sonhos de Natal nos 6 encontros em torno de filmes incontornáveis da animação francesa.
ANIMA’ FILMES é um ciclo de cinema para o qual miúdos e graúdos estão convidados.
É de 19 a 30 de Janeiro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h30.
A entrada é livre e os filmes são legendados em português.
Para ajudar a aconchegar o estômago, a cafetaria do IFP propõe, a partir das 17h30, um lanche-buffet com: croissant, pain au chocolat, mini chaussons aux pommes, pain aux raisins, chocolate quente, sumo de laranja, soda à discrição e apenas por... 5 €, por isso o melhor é fazer a sua marcação atempadamente.
PROGRAMA
Segunda-feira 19 Janeiro, 18h30 -
Le Chien, le Général et les oiseaux de Francis Nielsen – 2003, 75 min.
Um general russo, apesar de estar na reforma, vive assombrado pelas suas recordações e não consegue ter descanso. Felizmente, o acaso traz-lhe ao caminho um cão extraordinário, “Bonaparte”, que vai transformar os seus pesadelos em sonhos mágicos. Juntos, vão travar uma batalha original mas delicada: a libertação de todas as aves engaioladas…
Quarta-feira 21 Janeiro, 18h30 - O IFP tem o enorme prazer de vos apresentar as magníficas versões restauradas dos filmes «Le Ballon Rouge» e «Crin Blanc», que foram projectadas, em 2007, na Quinzena dos Realizadores, aquando da 60ª edição do Festival de Cannes.
Le Ballon Rouge (36 min.)
Na Paris dos anos 50, um rapazinho liberta um balão atado ao poste de um candeeiro. Para surpresa dos habitantes do bairro, o balão encarnado segue-o pelas ruas de Paris, suscitando a cobiça das outras crianças. Palma de Ouro para a curta-metragem no Festival de Cannes 1956, Le Ballon Rouge recebeu no mesmo ano, um Oscar para o Melhor argumento e o Prémio Louis Delluc
Crin Blanc (40 min)
Crin-Blanc (Crina Branca) é um magnífico exemplar, e o chefe de um grupo de cavalosselvagens. Crina Branca é demasiado orgulhoso para se deixar domar pelos homens. Só Folco, um pequeno pescador, conseguirá domesticá-lo. Uma profunda amizade vai nascer entre a criança e o cavalo. Juntos partirão à conquista de uma liberdade que os homens lhes recusam.
Sexta-feira 23 janeiro, 18h30 -
L’île de Black Mor de Jean-François Laguionie – 2003, 80 min.
Em 1803, Le Kid, um miúdo de quinze anos, foge do orfanato onde vivia como condenado. Não conhece o seu verdadeiro nome e tem por única riqueza o mapa de uma ilha do tesouro que caiu dum livro de Black Mor, um célebre pirata com quem gostaria de se parecer.
Com Mac Gregor e La Ficelle, Le Kid apodera-se do barco dos guarda-costeiros e lança-se à descoberta da famosa ilha, do outro lado do Oceano Atlântico… mas as coisas não se passam como nos livros de piratas.
Segunda-feira 26 Janeiro, 18h30 -
Les Triplettes de Belleville de Sylvain Chomet – 2002, 1h 20min.
A ideia de génio que teve a Senhora Souza ao oferecer um bicicleta ao seu sobrinho foi muito além das suas esperanças. O treino, uma alimentação adaptaa e o Tour de France não estavam longe… A « máfia francesa » também não… e ao descobrir o futuro campeão, rapta-o. A Senhora Souza, acompanhada de três idosas que se tornaram-se cúmplices, as Triplettes, vai enfrentar todos os perigos numa corrida persecutória espantosa!
Quarta-feira 28 Janeiro às 18h30 -
U de Serge Elissalde– 2006, 1h 15min.
Um licorne denominado U vem em socorro de Mona, uma menina desesperada com a crueldade de seus pais adoptivos. O tempo passa. Mona cresce e torna-se uma bela e sonhadora adolescente. Um dia, chegam ao país imaginário os membros de uma família de barulhentos e burlescos músicos. Entre eles, o encantador Kulka…
Sexta-feira 30 Janeiro às 18h30 -
Le roi et l’oiseau de Paul Grimault, 87 min. Prix Louis-Delluc 1980.
O rei Carlos V reina como um tirano no reino de Takicardie. Apenas um Pássaro que construiu o seu ninho no cimo do gigantesco palácio ousa desafiá-lo…
Mais informações no site:
http://www.ifp-lisboa.com
Comentários