A
Festa do Cinema, iniciativa realizada pela primeira vez em Portugal que colocou os bilhetes de cinema mais baratos, terá levado mais de 200 mil espectadores às salas ao longo de três dias, divulgou a organização.

Quando faltavam receber os resultados de de alguns cineclubes, auditórios municipais e cinemas independentes, que ainda não concluíram o envio os seus resultados do evento ao ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), os números da iniciativa atingiam os 199.735 espectadores, superando as expectativas.

A Festa do Cinema disponibilizou bilhetes a 2,50€ para o espectador assistir a qualquer um dos filmes em cartaz entre 11 e 13 de maio em cerca de 500 salas de cinema.

Com muitas sessões esgotadas, o maior evento promocional cinematográfico alguma vez ocorrido em Portugal terá ido em crescendo: na segunda feira terão sido vendidos 53.399 bilhetes, na terça 68.527 e finalmente 77.809 no último dia.

«Vingadores: A Era de Ultron», «Velocidade Furiosa 7» e «Perseguição Escaldante» representaram mais de metade dos bilhetes vendidos.

A Festa do Cinema foi promovida pela APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas) com o apoio do ICA e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais, representados pela FEVIP (Associação de Defesa das Obras Audiovisuais) e GEDIPE (Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores).