De acordo com a organização, os dois filmes estão entre os oito candidatos ao prémio internacional Ingmar Bergman, para primeiras obras.

“On Falling”, que se estreia a 27 de março em Portugal, é a primeira longa-metragem de ficção da realizadora portuguesa Laura Carreira, radicada na Escócia, depois das curtas-metragens “Red Hill” (2018) e “The Shift” (2020).

O filme, que explora questões sobre precariedade laboral e solidão, teve estreia mundial em setembro no festival de cinema de Toronto, no Canadá, e desde então tem sido exibido noutros festivais e arrecadado vários prémios e elogios.

Em San Sebastián (Espanha), Laura Carreira venceu um prémio de realização e em Salónica (Grécia), a protagonista, Joana Santos, conquistou um prémio de representação.

Em “On Falling”, a figura central é Aurora, uma jovem mulher portuguesa emigrada na Escócia, que tem um trabalho monótono, precário e profundamente desumanizado num armazém, e que tem dificuldade em subsistir mensalmente e em socializar, numa casa partilhada com outros imigrantes.

De acordo com informação na sua página oficial, Laura Carreira tem em desenvolvimento uma segunda longa-metragem, com a produtora britânica Film4.

“Hanami” também é uma primeira obra em longa-metragem da realizadora Denise Fernandes, que conquistou o prémio revelação em agosto passado no festival de Locarno (Suíça).

Denise Fernandes, que nasceu em Lisboa e cresceu na Suíça, aborda em “Hunami” as etapas e dores do crescimento de uma menina, desde que está na barriga da mãe até à adolescência.

“Hanami”, filmado na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, é uma coprodução entre Portugal, Suíça e Cabo Verde. Anteriormente, Denise Fernandes fez a curta-metragem “Nha Mila” (2020).

A 48ª. edição do Festival de Cinema de Gotemburgo vai decorrer de 24 de janeiro a 02 de fevereiro.