Portugal será o país convidado da Semana Internacional de Cinema de Valladolid (Semini), marcada para outubro em Espanha, com um ciclo que incluirá filmes de vários realizadores, foi anunciado esta quarta-feira.

Este ciclo "faz parte de uma operação alargada com ligações ao turismo e ao comércio", porque os espanhóis sabem "muito pouco sobre tudo o que tem a ver com os nossos vizinhos", afirmou o diretor da Semini, Javier Angulo, citado pela agência Efe.

O programa dedicado a Portugal incluirá alguns "dos filmes mais significativos feitos por realizadores da última geração de cinema português e que se tornaram uma referência internacional do cinema de autor", lê-se na página oficial do festival.

Numa retrospetiva que abrangerá o cinema a partir do ano 2000, serão mostrados filmes de Pedro Costa, João Canijo, Salomé Lamas, Miguel Gomes, entre outros.

A 63.ª Semana Internacional de Cinema de Valladolid decorrerá de 20 a 27 de outubro naquela cidade do nordeste de Espanha.

A secção oficial, ainda não anunciada, terá curtas e longas-metragens, e atribuirá vários prémios com um total de 208 mil euros.

Este ano, a organização aumentou o valor monetário da Espiga de Ouro, o prémio para melhor longa-metragem e melhor curta-metragem, para um total de 75 mil euros e 25 mil euros, respetivamente.

Além do programa dedicado a Portugal, a organização anunciou uma retrospetiva sobre cinema norte-americano, de realizadores nascidos na década de 1960 e que se estrearam nos anos 1990.

"São realizadores que modernizaram e abriram novos horizontes do cinema norte-americanos, compondo uma geração heterogénea e brilhante", refere o festival, dando como exemplo Richard Linklater, Alexander Payne, Quentin Tarantino e Darren Aronofsky.