A programação da Cinemateca Portuguesa em 2024 será dominada pelos 50 anos do 25 de Abril, com a memória do país e dos "valores do 'big bang'" da queda da ditadura a dialogarem com a memória do cinema.
Não têm as referências habituais, mas há filmes que já merecem parte do festejos de Natal ao lado de clássicos como "Música no Coração" ou "Do Céu Caiu uma Estrela".
O filme “Um Caroço de Abacate”, que foi selecionado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a ‘shortlist’ de Melhor Curta-Metragem, “apresenta uma perspetiva nova” sobre personagens trans, disse à Lusa o realizador Ary Zara.
Curta com Gaya de Medeiros e Ivo Canelas está na lista de finalistas anunciada pela Academia. Na categoria de Melhor Filme Internacional, Portugal reforça recorde negativo.
Líderes da Warner Brothers Discovery e Paramount Global encontraram-se para debater um possível acordo que juntaria as gigantes multinacionais da comunicação social e entretenimento.
Prémio é anunciado poucas semanas depois de o cineasta ter subscrito as críticas à ministra de Estado da Cultura Claudia Roth pela sua política em relação à direção do Festival de Berlim.
Dan Peer recolheu 212 vídeos para montar o filme, que também exibe mensagens de voz e imagens de câmaras de segurança a que teve acesso através dos sobreviventes do ataque.
A equipa do SAPO Mag escolheu por consenso os títulos mais marcantes a partir das centenas de filmes estreados nas salas ou lançados nas plataformas de streaming, além dos três melhores portugueses.
Argumentista que trabalhou no projeto diz que teria sido o melhor título da saga de ficção científica, mas o cineasta está determinado a reformar-se após fazer dez filmes.