O registo - o primeiro DVD em trinta anos de carreira e o terceiro registo ao vivo dos UHF - é, segundo António Manuel Ribeiro, um "retrato fiel" daquele que foi "um momento de grande felicidade" e surge com o intuito de colmatar a inexistência no mercado dos outros dois discos ao vivo, anteriormente gravados. "Tínhamos gravado, numa fase anterior, dois discos ao vivo, mas estavam completamente esgotados no mercado e, por isso, decidimos editar um novo", conta o vocalista.

No total, o trabalho traz 26 temas (27 no DVD), que abrangem diferentes fases da história do grupo, registando a empatia com o público em temas como Rua do Carmo, Cavalos de Corrida ou Matas-me com o teu Olhar.

De fora do alinhamento de "Absolutamente ao Vivo" ficou o tema Devo Eu, de 1983, por impedimento de utilização por parte da antiga Movieplay, que detém os direitos das canções editadas entre 1982 e 1985.

Actualmente, os UHF estão a preparar um novo álbum de originais, sendo que o concerto, que o conjunto deu em Dezembro passado, em Almada - cidade que os viu surgir - também foi registado, para posterior edição em DVD.

Sara Novais