Os Coldplay, que foram a atração principal do festival de Glastonbury, na Inglaterra, anunciaram recentemente que tiveram uma redução em 59% na emissão de carbono em sua digressão mundial, em comparação com os concertos de 2016 e 2017.

A banda britânica tomou medidas inovadoras incluindo painéis solares e uma pista de dança especial que gera eletricidade através do movimento da audiência.

Entretanto, críticos apontam que o grupo ainda voa em aviões e houve, particularmente, uma decepção, em 2022, quando a banda anunciou uma parceria com a gigante petrolífera finlandesa Neste.

Ainda que Neste tenha prometido ajudá-los no uso de biocombustíveis sustentáveis, o grupo da campanha Transport and Environment disse que os Coldplay estavam a ser usados pela empresa petrolífera como "idiotas úteis para greenwashing".

Embora o impacto geral seja difícil de medir, um estudo realizado pelo Instituto de Mudança Ambiental da Universidade de Oxford, em 2010, estimou que só a indústria britânica gerava 540 mil toneladas de emissões de carbono anualmente.

O grupo climático Clean Scene descobriu que os mil melhores DJs realizaram 51.000 voos em 2019, o equivalente a 35.000 toneladas de emissões de CO2.

Compromissos climáticos

Como resultado, todos os grandes festivais têm agora compromissos e iniciativas climáticas, desde programas de compostagem e partilha de automóveis no festival de Coachella, na Califórnia, até o uso de energias renováveis em Glastonbury.

Um festival que tomou a liderança na iniciativa foi o "We Love Green", em Paris, "Nós Adoramos Verde", em tradução literal.

Cerca de 110 mil participantes do festival chegaram o evento para ver artistas, incluindo SZA, que viajou "quase sem equipamento", segundo Marianne Hocquard, chefe de desenvolvimento sustentável do festival.

Hocquart diz que dependia do festival garantir que os artistas tivessem grande parte do equipamento necessário para os seus artistas.

Outros tomaram medidas radicais: o festival Bon Air, em Marselha, cancelou a atuação do DJ I Hate Models este ano, depois de descobrir que o artista iria usar o seu jato particular para voar para França.

Muitos eventos agora incentivam o público a usar meios de transporte mais sustentáveis, tal como aconteceu no Rock in Rio Lisboa, no Parque Tejo.

"We Love Green" lançou uma parceria com a Federação Francesa de Ciclistas para disponibilizar comboios de bicicletas para a edição deste ano e disse que 14% do público geral viajou sobre duas rodas, apesar do clima duvidoso, contra 8% no ano passado.

No entanto, existe um limite do quanto pode ser feito.

Quando Taylor Swift atuou em Paris, em maio deste ano, o gabinete do presidente da cidade disse que houve um aumento nas chegadas de jatos particulares aos aeroportos locais. Os operadores de jatos particulares têm participado em eventos de entretenimento, como festivais ou no Euro 2024, para impulsionar os seus negócios.