
O Festival da Melancia regressa ao Ladoeiro, concelho de Idanha-a-Nova, de sexta-feira a domingo, e tem como cabeça de cartaz Némanus e Blaya.
O Festival da Melancia é uma homenagem à cultura agrícola local e durante três dias, no concelho de Idanha-a-Nova, celebra-se a melancia, como fruta da estação.
Ao longo dos três dias do certame vão decorrer espetáculos musicais, tertúlias, animação de rua, exposições de máquinas agrícolas, produtos regionais, sessões de ‘live cooking’, concursos e corridas com melancias.
No sábado, o destaque vai para o tradicional concurso de Escultura em Melancia, com prémios para os três melhores participantes.
Decorrem ainda demonstrações de cozinha ao vivo, cantares ao desafio e a pesagem e atribuição do prémio da melancia mais pesada.
À noite, atuam os Némanus, a partir das 23h30.
Na sexta-feira, pelas 19h30, a abertura do certame começa com a tertúlia “Histórias de Vida – A Cultura da Melancia”, que junta testemunhos de gentes do Ladoeiro.
Segue-se, pelas 22h00, uma Grande Noite de Fados e, a partir das 23:30, sobe ao palco Blaya.
O último dia do festival, domingo, reserva mais sessões de cozinha ao vivo, as populares corridas de melancia e atuações de vários grupos de música tradicional.
O festival encerra às 22h00, com um momento especial de cantares à desgarrada, com os melhores de Portugal.
O Festival da Melancia é organizado pelo município de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova e Junta de Freguesia de Ladoeiro.
Comentários