O Rock in Rio Lisboa, que comemora este ano o seu vigésimo aniversário, anunciou o projeto Tech Rock’s Experience, dando início à construção da Cidade do Rock do Futuro.

Ao instalar a App do Rock in Rio Lisboa nos dispositivos móveis, os visitantes vão poder melhorar a sua experiência no festival das mais variadas formas. "Ao aliar elementos virtuais à realidade, o Tech Rock’s Experience vai tornar possível, por exemplo, orientar a circulação dentro do recinto do Rock in Rio Lisboa através da disponibilização de informações úteis e conteúdos exclusivos. Através da inteligência artificial, será também possível editar conteúdos em tempo real para publicar nas redes sociais; e ainda resgatar ofertas e recompensas de marcas presentes no festival através da realidade aumentada", explica a organização.

O Tech Rock's Experience é apresentado como um projeto visionário que surge em colaboração com o vibrante ecossistema de inovação de Lisboa, recentemente reconhecida como a Capital da Inovação da Europa pela Comissão Europeia. 

"Temos sempre o objetivo de nos superarmos edição após edição. Neste ano de celebração, vamos novamente piscar o olho à inovação, e moldar o futuro dos eventos através do lançamento do Tech Rocks Experience. Este é um grande passo na construção da nossa Cidade do Rock do Futuro", comenta Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

Na base do Tech Rock’s Experience estão oito soluções tecnológicas que incluem inovações como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, sensorização, streaming e sustentabilidade

"Depois de 20 anos em Portugal, o desafio continua a ser entregar uma experiência melhorada para todos os nossos visitantes e parceiros. As novas tecnologias são o elemento-chave para que o Rock in Rio inove acima do padrão da indústria e continue a crescer na mente e nos corações de todas as gerações” afirma Luis Soares, Head of Marketing do Rock in Rio Lisboa. 

A cada dia de festival, as start-ups selecionadas terão potencial para alcançar diariamente 80 mil visitantes. 

Nuno Agonia, Tech YouTuber, será o embaixador do Tech Rock's Experience, e trará dicas para os visitantes aproveitarem ao máximo a tecnologia disponível no recinto do festival.

START-UPS:

  • Virtual.Town – através de realidade virtual, qualquer pessoa poderá ver e visitar o Not So Secret Backstage, bem como adicionar esculturas virtuais 3D gigantes dos seus artistas preferidos na própria galeria, ao scanear um QR code;
  • Alfa Lupo – através de realidade aumentada e geolocalização, será possível orientar a circulação e aceder a conteúdos exclusivos dentro do recinto do Rock in Rio Lisboa, bem como encontrar informações úteis e até marcar um ponto para encontrar amigos;
  • KatchIt – através de realidade aumentada, será possível participar num jogo de caça ao tesouro, resgatar ofertas e recompensas de marcas presentes no festival;
  • Framedrop.ai – através de inteligência artificial, qualquer pessoa poderá editar conteúdos em tempo real para publicar nas redes sociais, em qualquer formato;
  •  Mantis.ai – com uma análise por inteligência artificial, as marcas presentes no recinto do festival poderão medir o seu nível de interatividade com os visitantes através de clipes e relatórios personalizados com insights de engagement e impacto das suas ativações;
  • Pluggable – através de inteligência artificial e da leitura dos dados biométricos não invasivos, os visitantes que dançarem, pularem e se divertirem irão ser premiados;
  • Neroes – diretamente do Super Bock Digital Stage e através de inteligência artificial, sensorização e neurociência, os visitantes poderão testemunhar o poder da mente a mover um carro, apenas com o pensamento, em menos de 5 minutos, em performances e batalhas cerebrais em palco;
  • WindCredible – haverá uma estação de energia gerada por turbinas eólicas a alimentar um ponto exclusivo de carregamento sustentável de telemóveis.