A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, acusou hoje no parlamento o seu antecessor, Pedro Adão e Silva, de ter feito um "assalto ao poder" no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, garantindo "que acabaram os compadrios naquela instituição".
A ex-presidente da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) Francisca Carneiro Fernandes, exonerada do cargo no passado dia 29 de novembro, vai "intentar uma impugnação deste ato administrativo", que considera ilegal, anunciou hoje em comunicado à imprensa.
O Governo brasileiro lamentou hoje a morte, aos 99 anos, do escritor brasileiro Dalton Trevisan, vencedor em 2012 do Prémio Camões, o maior galardão de língua portuguesa, considerando-o “um dos maiores contistas do país”.
O Museu do Fado, em Lisboa, vai ter obras de ampliação no próximo ano, e poderá vir a encerrar parcialmente, disse hoje o presidente da empresa municipal de Gestão e Animação Cultural (EGEAC/Lisboa Cultura).
José Falero não terminou a escola, teve vários empregos temporários, leu o primeiro livro com 20 anos e só então escreveu “Os Supridores”, um premiado romance de estreia, sobre os subúrbios brasileiros, que chegou agora a Portugal.
A obra completa da escritora brasileira Clarice Lispector, considerada um dos nomes maiores da literatura lusófona contemporânea, vai ser publicada em Portugal pela Companhia das Letras a partir do próximo ano, anunciou hoje a editora.
A Apordoc, organizadora do DocLisboa, lamentou hoje declarações do presidente da Câmara, Carlos Moedas, sobre os apoios a festivais no concelho de Lisboa, lembrando que a edição deste ano do certame abriu “antes de ter recebido apoio monetário”.
A autora francesa e lusodescendente Esther Moreira estreia "Trop d'Amour" na quarta-feira, em Paris, peça de teatro bilingue e intimista inspirada na história de sua avó, que emigrou para França, e que ficará em cena até dia 13.
O rapper espanhol Morad é a primeira confirmação para o festival Summer Fest em 2025, que decorre nos dias 4 e 5 de julho na Costa da Caparica, concelho de Almada, anunciou esta semana a promotora Música no Coração.
O festival GUIdance chega à 14.ª edição em fevereiro com o objetivo de aprofundar o conhecimento e “impulsionar a empatia” com o Outro, contando para isso com vários núcleos criativos, com particular destaque sobre o Sul da Europa.
O número de livros impressos editados em 2023 diminuiu 4,3%, para 12.299, face a 2022, enquanto os preços tiveram um aumento de 4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A peça "Catarina e a beleza de matar fascistas", de Tiago Rodrigues, vai estar em cena em Viseu e Penafiel, entre o final de janeiro e o início de fevereiro, anunciou o encenador e dramaturgo, nas redes sociais.
A Câmara de Coimbra congratulou-se na segunda-feira com o anúncio da atuação dos Guns N’ Roses em Coimbra, a 6 de junho de 2025, considerando que aquele espetáculo reforça o posicionamento de Coimbra “na rota dos grandes concertos”.
A música de Meredith Monk, Bill Frisell, Keeley Forsyth, Norberto Lobo e Ben Chasny faz parte da programação hoje anunciada pela Culturgest para 2025, que também conta com espetáculos de Vera Mantero, Gaya de Medeiros e Tiago Rodrigues.
O DJ norte-americano Steve Aoki, uma das maiores estrelas da música eletrónica a nível mundial, estreia-se no festival RFM Somnii Intermarché, na Figueira da Foz, em julho de 2025, anunciou a produtora Mot – Memories of Tomorrow.
No coração de Maputo, o coreógrafo e bailarino moçambicano Ídio Chichava vê o prémio Salavisa European Dance Award da Fundação Calouste Gulbenkian como esperança para “desenvolver o local” onde a infraestrurura da dança está “fraca”.
O espetáculo “Impossible sur Scène”, protagonizado pelo ilusionista Luís de Matos, está nomeado para os prémios Les Billets d’Or, na categoria “Espetáculo mais Impressionante do Ano”, foi hoje anunciado.
O pianista Pedro Burmester voltou a gravar as “Variações Goldberg”, de Bach, que voltaram a hipnotizá-lo, diz à Lusa, encontrando 35 anos depois do primeiro disco um músico muito diferente com uma “leitura mais romântica, expressiva, pessoalizada”.
Novembro inverteu a trajetória descendente de espectadores nos cinemas portugueses em relação a 2023, com uma variação homóloga de 13,2%, mas o total dos 11 meses mantém-se abaixo do ano passado, indicando uma perda de 6,8%.
Músicos e estudiosos da morna, estilo musical cabo-verdiano que na quarta-feira completa cinco anos como património da humanidade, queixam-se da falta de um elo de ligação às escolas e às gerações mais novas.
O Governo cabo-verdiano espera celebrar no primeiro trimestre de 2025 um protocolo formal com a família de Cesária Évora, cantora que levou a morna para o mundo, para criação de uma casa-museu na ilha de São Vicente.
A cerimónia dos prémios europeus de cinema acontece hoje em Lucerna, Suíça, e entre os nomeados estão a curta-metragem “2720”, de Basil da Cunha, e a coprodução portuguesa “Mataram o pianista”, dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal.
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
A Academia Goncourt decidiu, “por unanimidade”, suspender a 7.ª edição do Choix Goncourt da Argélia, tendo em conta a proibição naquele país do romance “Houris”, do escritor franco-argelino Kamel Daoud, vencedor do Prémio Goncourt 2024.