A 10.ª edição do ciclo "Museu como Performance", que celebra formas de arte “inclassificáveis e indisciplináveis”, combinando música, dança, performance e artes visuais, vai desafiar limites entre sábado e domingo no Museu de Serralves, no Porto.
A peça “Class Enemy”, a estrear-se no sábado no Teatro S. Luiz, em Lisboa, reúne seis rapazes de classes sociais pobres, entrincheirados na cave de uma escola, para resistirem a um sistema que sentem estar contra eles.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de saudação apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, de homenagem “à rainha do fado” Amália Rodrigues, quando se assinalam 25 anos da sua morte.
Um documentário sobre a vida e obra da poeta portuguesa Fiama Hasse Pais Brandão, realizado por Abílio Leitão, que dá a conhecer esta “voz singular no panorama da poesia portuguesa”, estreia-se na televisão no próximo dia 17.
A exposição "Harmonia e Dissonância: Orfismo em Paris, 1910-1930", a inaugurar em novembro no Guggenheim de Nova Iorque, vai contar com duas pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso, confirmou à Lusa o museu norte-americano.
“Amigos da Treta”, com José Pedro Gomes e Aldo Lima, em cena no Teatro Villaret, em Lisboa, desde final de agosto, vai prolongar a presença em cartaz por mais de dois meses, até 22 de dezembro, anunciou hoje a produtora.
O único romance de Mário Dionísio, “Não há morte nem princípio”, um dos mais marcantes na mudança da literatura portuguesa na década de 1960 e há muito esgotado, vai ser reeditado esta semana, com um texto de Manuel Gusmão.
“Grand Tour”, “O Teu Rosto Será o Último” e “A Sibila” são alguns dos filmes em destaque no Cine Atlântico, nos Açores, que este ano dedica um fim de semana aos “verdes anos” do cinema português.
O Ministério da Cultura vai dispor em 2025 de uma dotação de despesa total consolidada de 597,3 milhões de euros, valor superior em 80 milhões à dotação aprovada para 2024, para os organismos do setor.
O mais recente romance da escritora sul-coreana Han Kang, que hoje venceu o Prémio Nobel da Literatura, “Despedidas Impossíveis”, vai ser publicado ainda este ano em Portugal pela Dom Quixote, que tem editado a obra desta autora.
Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso são alguns dos escritores que vão passar pelo festival Outono Vivo, que arranca em 25 de outubro, na Praia da Vitória, nos Açores, revelou o município.
Cuca Roseta e o coletivo Amália Hoje atuam, na sexta-feira e no sábado, na Feira de Inovação Agrícola do Fundão, evento que conta com 250 expositores e que pretende reunir as soluções mais modernas no setor.
A peça furtada no Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, naquela cidade alentejana, é propriedade da câmara municipal e “terá um valor de 17 mil euros”, indicou hoje a presidente do município.
A Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) manifestou hoje “apreensão” com a eliminação gradual da publicidade comercial na RTP, defendendo que esta perda de receita tem de ser compensada por investimento ou o serviço público será enfraquecido.
A escritora Han Kang destacou-se com o romance “A Vegetariana”, tornando-se na primeira sul-coreana a vencer o Booker Internacional, na sequência do qual disse querer recuperar a sua privacidade, desafio que voltará a enfrentar com o Nobel.
O festival de cinema LEFFEST vai mostrar, em novembro, em Lisboa, “os filmes mais importantes do ano”, lembrará a “situação absolutamente inaceitável” na Palestina, e inclui uma exposição do artista plástico Carlos Cobra, revelou hoje o diretor, Paulo Branco.
O tenor Andrea Bocelli vai dar um concerto no Estádio Municipal de Leiria em 2025, num espetáculo que contará com uma orquestra sinfónica com 80 músicos e um coro com 70 vozes, foi hoje anunciado.
Uma exposição com obras inéditas do artista visual Alexandre Estrela, reveladoras da beleza e do “monstro destruidor” oculto na natureza, é inaugurada na sexta-feira na Culturgest, Lisboa, com uma mostra da vertente editorial da artista Isabel Carvalho.
Os músicos independentes portugueses passam a dispor de uma nova ferramenta para os apoiar na promoção e divulgação do seu trabalho nas principais plataformas de streaming, intitulada IndieLights, anunciaram hoje os promotores do projeto.
Os jovens até aos 25 anos vão passar a ter desconto de 50 por cento no acesso aos teatros nacionais, no âmbito das medidas “Acesso/Democratizar a Cultura”, integradas num conjunto hoje aprovado em Conselho de Ministros.
O reforço e atualização dos acervos das bibliotecas e a revisão da lei do preço fixo do livro são algumas das medidas hoje anunciadas pela ministra da Cultura no final da reunião do Conselho de Ministros dedicada ao setor.
A Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD) afirmou hoje estar apreensiva com o Plano de Ação para a Comunicação Social, em particular no que diz respeito ao fim da publicidade na RTP.