O realizador português Joel Cartaxo Anjos partilha a história dos seus avós separados pela doença de Alzheimer, na curta-metragem “As nossas primaveras passadas não voltam mais” que tem estreia marcada para terça-feira no canal francês France 3.
Os norte-americanos Pearl Jam regressam hoje a Portugal, para um concerto no último dia do 16.º festival Alive, há muito esgotado, e cujo cartaz inclui também The Breeders, Khruangbin e Blasted Mechanism, entre outros.
O festival Maravilha, em que o público assiste aos concertos em barcos e pranchas, no mar, leva este ano à ilha do Faial, nos Açores, o músico Noiserv, que se apaixonou pelo festival enquanto espectador.
O festival CoolJazz celebra 20 anos, a partir de terça-feira, com sete noites de espetáculos de artistas e bandas como Chaka Khan, Air, Diana Krall, Jamie Cullum, Fat Freddy’s Drop, Marina Sena e Dino D’Santiago, em Cascais.
O violoncelista alemão Lionel Martin venceu o 8.º Prémio Internacional Suggia Casa da Música, cuja prova final foi disputada na noite de sexta-feira, num concerto com a Orquestra Sinfónica Casa da Música, dirigida por Pedro Neves.
O Centro Interpretativo das Gares Marítimas de Lisboa abre ao público em fevereiro de 2025, tornando acessíveis a toda a população os 14 painéis de Almada Negreiros, restaurados, fazendo daquele um polo cultural que liga Alcântara a Belém.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse hoje não ter "nenhuma razão objetiva" para, com a saída da codiretora do Teatro Municipal do Porto, Cristina Planas Leitão, demitir o seu colega de codireção, Drew Klein.
Marisa Liz, Buba Espinho e Nino Vaz Maia são os cabeças de cartaz deste ano das festas do concelho de Loures, que decorrem entre 12 e 28 de julho, segundo o cartaz divulgado pela Câmara Municipal.
A cidade da Guarda recebe até 14 de julho mais uma edição do Guarda in Jazz com concertos ao ar livre na Esplanada do Café Concerto e Alameda de Santo André.
O romance “Velar por Ela”, de Jean-Baptiste Andrea, vencedor do Prémio Goncourt 2023, é um fresco literário sobre natureza, arte, religião e sobretudo sobre a condição humana, que homenageia as mulheres e alerta para a fragilidade das democracias.
Os fadistas Sara Correia e António Pinto Basto estreiam-se na sétima edição do Festival Caixa Fado em Angola, agendado para 4 de outubro, partilhando o palco com Kátia Guerreiro, Marco Rodrigues e artistas angolanos.
Moonspell, David Carreira, Richie Campbell e GNR estão entre os músicos confirmados para as Festas de Peniche, que se realizam entre 12 de julho e 6 de agosto, com a tradicional procissão marítima, única no país.
O romance “L’età fragile”, de Donatella Di Pietrantonio, venceu o Prémio Strega 2024, o mais importante galardão literário italiano, e vai ser publicado em Portugal no final deste ano pela Leya, anunciou hoje o grupo editorial.
Carolina de Deus, Pappillon, The Legendary Tigerman, Linda Martíni estão entre os nomes confirmados para animarem as noites do festival Ocean Spirit, que se realiza entre os dias 19 e 28 na praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, sublinhou hoje, em Braga, o papel fundamental da cultura para a promoção da paz, segurança, bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida.
O Jazz no Parque 2024 regressa a Serralves (Porto) com sete concertos nestes dois próximos fins de semana de julho e o destaque vai para o concerto de abertura da pianista polaca Marta Warelis, avançou Rodrigo Amado, da organização.
A Feira Raiana regressa a Idanha-a-Nova entre os dias 26 de julho e 4 de agosto e conta com as atuações dos Resistência, Syro, Sara Correia, Maro, HMB, Os Quatro e Meia e David Bustamante.
A reunião plenária de hoje da Assembleia da República terminou com uma música de Fausto, “O barco vai de saída”, do álbum “Por este rio acima”, gravado em 1982, numa homenagem ao músico, que faleceu na segunda-feira.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo presidente da Assembleia da República pela morte na segunda-feira de Fausto Bordalo Dias, considerado um dos maiores nomes da música portuguesa.
O dramaturgo português Armando Nascimento Rosa, que escreveu uma peça de teatro sobre a secretária de Humberto Delgado a apresentar em Londres, considerou que a "coragem" de Arajaryr Campos na resistência à ditadura portuguesa deve ser destacada.
Kellysa tem 11 anos e já sabe fazer a sua própria `txabeta´, principal instrumento do género musical 'batuco', que toca com as amigas para dizer não à violência sexual contra crianças em Cabo Verde.
O mestre Manuel Cargaleiro, numa das suas últimas entrevistas, disse à Lusa que continuava a querer "transmitir algo de belo e de bom”, numa obra de quase nove décadas, contadas desde os primeiros bonecos de argila, feitos na infância.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que o Governo vai decretar um dia de luto nacional para o dia das cerimónias fúnebres do artista plástico Manuel Cargaleiro, que morreu hoje com 97 anos.